EDITORIAL

Editorial

Inez Barcellos de Andrade 1
Instituto Federal Fluminense, Brasil
Edson Carlos Nascimento 2
Instituto Federal Fluminense, Brasil

Editorial

Vértices (Campos dos Goitacazes), vol. 20, núm. 3, 2018

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Este documento é protegido por Copyright © 2018 pelos Autores.

Editorial

É com muita satisfação que disponibilizamos à comunidade científica o último número da Revista Vértices do ano de 2018. Encerramos este volume 20 com importantes mudanças tais como a nomeação de dois Editores, a reformulação do projeto gráfico, e a inclusão de título, palavras-chave e resumo em espanhol, entre outras. Para o próximo ano, vem sendo debatida a nomeação do Conselho Editorial Científico da revista, a implementação de novas diretrizes para autores e orientações para julgadores, a indexação em mais bases de dados e a busca de mecanismos de divulgação, além de outras providências para a atualização do processo de editoração da Revista Vértices. Reiteramos, no presente editorial, que a implantação dessas alterações na Vértices robustece seu escopo de divulgar o conhecimento científico nas mais variadas áreas do conhecimento humano, buscando colaborar com a difusão de trabalhos das mais diversas correntes do pensar e do fazer Ciências, tanto em âmbito local/regional quanto em âmbito nacional/internacional.

Neste terceiro número do v.20, publicamos algumas contribuições sobre o tema das Engenharias, porém o nosso destaque está nas áreas de Educação e Serviço Social, cujas avaliações do Qualis Capes para Vértices são B2. O conjunto de artigos discute o uso do poliestireno na construção civil, os riscos ao trabalhador no uso de motosserras nas colheitas florestais, alguns conceitos sobre energia limpa e renovável; mas sobretudo aborda temas importantes para o desenvolvimento de nossa sociedade como a educação ambiental, as relações de convivência no âmbito escolar, a educação popular como meio de formação do pensamento crítico dos sujeitos, a herança sociocultural brasileira que configura os dualismos e antagonismos sociais no século XXI, as consequências das políticas neoliberais para o retrocesso na proteção de crianças e adolescentes, e a pobreza como "questão" que os tem levado ao acolhimento institucional, as dificuldades ao acesso a serviço de saúde para investigação e tratamento de Papanicolaou alterado, a prática profissional de assistentes sociais em um Hospital, e uma reflexão sobre a construção da imagem dos idosos em campanhas de publicidade de moda.

Destacamos ainda o quanto essas diversas contribuições, em diferentes áreas e em vertentes plurais, têm colaborado para manutenção da Revista Vértices como uma publicação Interdisciplinar e de referência nesses últimos 21 anos. Por fim, agradecemos imensamente o apoio e a colaboração constantes de autores, julgadores e leitores sem os quais não conseguiríamos cumprir o compromisso expresso na Política Editorial da Essentia Editora de estimular a produção do conhecimento plural, livre e socialmente comprometido com princípios democráticos. Gostaríamos ainda de renovar o nosso engajamento com a manutenção de um processo decisório igualitário e impessoal, baseado no uso sistemático da revisão por pares e na busca permanente da realização de um trabalho de qualidade.

Bom proveito das leituras!

Notas de autor

1 Editora Assistente
2 Editor Associado
HTML generado a partir de XML-JATS4R por