Editorial
Editorial
Editorial
Vértices (Campos dos Goitacazes), vol. 21, núm. 1, 2019
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
Editorial
A Revista Vértices inicia o v.21 com uma novidade, a publicação do ORCID (Open Researcher and Contributor ID) dos autores nos artigos. Trata-se de um identificador digital único, gratuito e persistente, que distingue um acadêmico/pesquisador de outro e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos, substituindo as variações de nome por um único código numérico, algo como “0000-0002-0123-208X”. O ORCID foi projetado para ser um identificador ao longo da carreira e facilitar o registro de informações de forma automática, de modo a atualizar as publicações e produções (artigos, trabalhos, etc.) dos autores. O Currículo Lattes (CNPq) já utiliza o ORCID na identificação dos pesquisadores. O ORCID foi desenvolvido por um grupo de publishers internacionais, entre os quais a Thomson Reuters, Elsevier, Springer, ISNI, Wiley etc. Hoje, o ORCID é mantido pela Organização sem fins lucrativos de mesmo nome, e para efetuar o cadastro no ORCID, o pesquisador deve acessar o linkhttps://orcid.org/signin.
Neste número trazemos para os nossos leitores, autores e/ou avaliadores outra novidade: um pequeno texto que faremos a cada editorial sobre um tema relacionado à redação científica, visando contribuir com informações referentes às várias especificidades da escrita no campo do conhecimento científico. Assim, no presente número trataremos de alguns aspectos que envolvem as Boas práticas da publicação científica. Para tal, buscamos as recomendações descritas no COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers, version 2, September 2017 (http://publicationethics.org/) e no manual de Boas Práticas da Publicação Científica da ANPAD, de 2017 (http://www.anpad.org.br/diversos/boas_praticas.pdf). Das várias recomendações para as boas práticas na publicação científica, selecionamos dois itens a serem observados por autores e/ou avaliadores quando da submissão do artigo científico para uma revista ou na elaboração de um parecer. Destacamos aqui: i) conflito de interesses – é necessário declarar para o(s) editor(es) da revista todos os possíveis interesses concorrentes ou conflitantes. Os interesses concorrentes podem ser de natureza pessoal, financeira, intelectual, profissional, política ou religiosa. Como por exemplo: a) avaliar um artigo cuja autoria seja de um ou mais pesquisadores que trabalhem na mesma instituição (por exemplo, nos últimos 3 anos) ou se esses autores tenham sido seus recentes professores, orientadores, orientandos, colaboradores próximos ou bolsistas; b) aceitar avaliar um manuscrito que é muito semelhante a um que você tem em preparação ou que tenha recentemente submetido em outra revista; c) atuar com imparcialidade quando se tratar de questões relacionadas com a nacionalidade, crenças religiosas ou políticas, sexo, origem do manuscrito ou por considerações comerciais; e ii) violações de ética - irregularidades em relação a ética na pesquisa e/ou publicação. Por exemplo, má conduta ocorrida durante a pesquisa ou a redação e submissão do manuscrito, ou uma semelhança substancial entre o manuscrito e uma submissão concorrente a outro periódico ou artigo publicado.
Uma informação importante que gostaríamos de partilhar é que Revista Vértices está indexada nas bases de dados: Latindex, DOAJ (Directory Open Access Journals), Portal de Periódicos CAPES, Crossref, PKP (Public Knowledge Project), ROAD (Directory of Open Access scholarly Resources) e BASE (Bielefeld Academic Search Engine).
Assim, apresentamos esse v.21 n.1 e comunicamos que em breve disponibilizaremos no site da revista Vértices (http://www.essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/about) novas orientações para os autores de modo a facilitar a formatação para submissão de artigos.
Nesta primeira edição de 2019, a Revista Vértices traz doze artigos de autores de diferentes instituições e áreas do conhecimento que agrupamos em oito blocos temáticos: Educação, com dois artigos: “A conjuntura política atual e as formas de resistência: um estudo sobre a educação ambiental e do campo” e “Interculturalidade e Educação: abordando a Temática Indígena na Educação Básica”; Ciências ambientais, com dois artigos: “Companhia Nacional de Álcalis: Perspectivas de ensino, pesquisa e extensão de forma interdisciplinar” e “Avaliação da Pegada Ecológica no Campus Quissamã do Instituto Federal Fluminense”; Segurança do trabalho, com um artigo: “Avaliação do Ruído Ambiental em uma Unidade de Armazenagem de Grãos localizada na Região Sul do Brasil”; Ciências da saúde, com dois artigos: .Uso de apps na área de Nutrição: revisão de literatura e perfil do usuário” e “Benefícios de um Programa de Intervenção Fonológica Intensiva: Estudo Preliminar”; Ciências Exatas e da Terra, com um artigo: “Perfil químico, flavonoides totais, atividade antioxidante e citotóxica dos extratos de Guapira pernambucensis”; Geografia da saúde, com um artigo: “Identificação do melhor período de controle de Achatina fulica em Maringá, Paraná, Brasil”; Ciências agrárias, com um artigo: “Manejo do solo em sistemas orgânico com plantio direto na palha e convencional sobre a incidência e danos de tripes em cebola”; e Serviço Social, com dois artigos: “A contribuição do Serviço Social no Planejamento Familiar de Vasectomizados” e “Desigualdade Social, Políticas de Reconhecimento e o Trabalho do Assistente Social: Interseções Necessárias no Contexto Brasileiro”.
Deixamos aqui mais uma vez os nossos agradecimentos aos leitores, autores e avaliadores da revista Vértices e aproveitamos para convidá-los a dialogar com os estudos aqui apresentados. Reiteramos nosso firme compromisso com a busca da qualidade de nossa revista, o que só é possível com as importantes contribuições recebidas dos autores, dos avaliadores e da equipe editorial.
A todos uma boa leitura!
Notas de autor