EDITORIAL
Editorial
Editorial
Vértices (Campos dos Goitacazes), vol. 21, núm. 2, 2019
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
EDITORIAL
A revista Vértices em seu v.21 n.2 entra no ar com uma nova “roupagem” e isso se deve ao fato de usarmos o software Open Journal Systems (OJS) (antigamente chamado de Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER) em uma versão atualizada. O OJS é um sistema que contribui para a construção e gestão de periódicos no formato eletrônico. É uma ferramenta que contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos. Recomendado pela CAPES, o processo editorial no OJS permite uma melhoria na avaliação da qualidade dos periódicos e uma maior rapidez no fluxo das informações. A aceitação do OJS pela comunidade brasileira de editores científicos vem do desempenho do sistema e de sua fácil adaptação aos processos de editoração em uso. Assim, buscando o aprimoramento contínuo da revista Vértices, atualizamos o OJS para a versão 3, no último mês de agosto. A principal modificação que destacamos aqui é a nova interface do periódico, mais moderna e simplificada, com um fluxo de trabalho mais flexível dividido em 4 estágios editoriais: Submissão, Avaliação, Edição de Texto e Editoração, com o detalhamento das etapas a partir do aceite pelo editor, tais como revisão de idiomas, revisão técnica e diagramação. Além disso, houve a inclusão de um campo específico para o ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) dos autores no momento da submissão dos artigos.
Neste número continuamos a nossa proposta de trazer um pequeno texto, que faremos a cada editorial sobre um tema relacionado à redação científica para os nossos leitores, autores e/ou avaliadores, visando contribuir com informações sobre essa importante tarefa que é a escrita, além de suas várias especificidades quando se trata do conhecimento científico. Assim, no presente número trataremos de alguns aspectos que envolvem a elaboração do Resumo. Nesse sentido, buscamos as recomendações descritas na NBR 6028/2003 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e os textos publicados pelo Prof. Maurício Gomes Pereira. O resumo é dos principais itens de apresentação do artigo científico e deve conter informações atraentes que possibilitem ao leitor decidir se desejam saber mais sobre o trabalho. Pereira (2013, p. 707) afirma que o resumo “é peça essencial para promover a divulgação e a leitura do artigo”. Desse modo, o resumo é a parte do texto que apresenta de modo conciso os pontos relevantes da investigação. A NBR 6028 apresenta três tipos de resumo: crítico, indicativo e informativo. O resumo informativo é o mais indicado para apresentação em artigos científicos. Deve conter as finalidades, metodologia e conclusões do trabalho (ABNT, 2003). Os resumos são ainda classificados em estruturados e não estruturados (tradicionais ou narrativos) (PEREIRA, 2011, p. 170). Ambos são apresentados da mesma forma quanto ao conteúdo. A forma de apresentação é que difere. No resumo estruturado, os itens ou seções são apresentados de forma identificada, na qual cada um deles é precedido de subtítulo. Uma quantidade significativa de periódicos científicos utiliza o resumo estruturado. Por outro lado, o resumo não estruturado apresenta as informações em texto corrido, geralmente em um só parágrafo. Segundo Pereira (2013, p. 708), a maioria dos periódicos científicos permitem, no máximo, entre 150 e 300 palavras. A revista Vértices orienta que o resumo deve conter no máximo 1.250 caracteres (com espaços). Pereira (2011, 2013, p. 707-8) faz importantes recomendações para preparação do resumo, muito úteis, já que podem contribuir para os autores elaborarem seus resumos. Assim, reproduzimos a seguir de modo destacado essas recomendações: i) Faça-o autoexplicativo, ou seja, basta lê-lo para ter uma noção geral da investigação sem recorrer à leitura completa do artigo; ii) Assegure-se de que não haja conflito de informações entre o resumo e o artigo; iii) Certifique-se de que objetivo e conclusão combinem; iv) Inclua as palavras-chave (ou descritores) que identifiquem o artigo. A revista Vértices recomenda até cinco palavras-chave. Palavras-chave aparecem na publicação, logo depois do resumo. Consulte as instruções nas Diretrizes para autores da revista Vértices para a redação do seu resumo.
Nesta segunda edição de 2019, a revista Vértices traz doze artigos de autores de diferentes instituições e áreas do conhecimento, agrupados em blocos temáticos: Educação, com dois artigos de revisão, “A nova-velha discussão sobre o Escola sem Partido” e “Abordagens científicas sobre cotas no período de 2013 a 2018: um estudo bibliométrico e de análise de conteúdo”; Ciências agrárias, com três artigos: “Produção de Aves em Sistema de Base Agroecológica”, “Qualidade físico-química e tecnológica de híbrido experimental de abóbora cabotiá” e “Morfologia de frutos, sementes e plântulas, e aspectos de germinação de Adenathera pavonina L. (Leguminosae)”; Segurança do trabalho, com dois artigos: .Estabelecimento de matriz de avaliação de risco de acidentes na colheita florestal” e “Avaliação de calor ocupacional: estudo de caso ao longo da jornada diária de um motosserrista no Estado do Pará”; Educação, com dois artigos originais: “Filosofia, conhecimento e sociedade: das fontes às tendências do pensamento educacional” e “Inclusão digital e adoção de ações de sustentabilidade pela Modalidade de Educação a Distância (EAD) em comunidades com baixo acesso aos recursos de informação, do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto”; Geografia humana, com um artigo: “Hip-Hop sem Lentes: Estudo de Caso Partindo da Experiência dos Bboys de Curitiba”; Linguística, com um artigo: “O estudo dos tipos e gêneros textuais e suas contribuições para o processo de formação de professores”; e Economia, com um artigo: “Distribuição de renda no Brasil: Uma análise de decomposição”.
Agradecemos sempre aos leitores, autores e avaliadores da revista Vértices e convidamos a todos para dialogarem com os estudos aqui apresentados. Acreditamos que a contribuição de cada de um nós é que faz a diferença nos resultados que temos alcançado, melhorando sempre a qualidade de nossa revista, o que só é possível com a participação de vocês: autores, avaliadores e equipe editorial!
Uma ótima leitura!
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: informação e documentação: resumo: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.
PEREIRA, M. G. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2011.
PEREIRA, M. G. O resumo de um artigo científico. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 22, n. 4, dez. 2013.
Notas de autor