EDITORIAL

Editorial

Inez Barcellos de Andrade 1
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Brasil
Edson Carlos Nascimento 2
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Brasil

Editorial

Vértices (Campos dos Goitacazes), vol. 21, núm. 3, 2019

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Este documento é protegido por Copyright © 2019 pelos Autores

Editorial

A publicação da revista Vértices v.21 n.3 fecha o quadrimestre com doze artigos de oito áreas temáticas e com uma inovação que é a disponibilização on-line dos números publicados em 2019 no formato EPUB, além do já tradicional PDF. Os artigos em EPUB (abreviação de Electronic Publication - Publicação Eletrônica) possibilitam ao leitor acessar esses materiais de dispositivos móveis. Trata-se de um formato de arquivo digital padrão específico para livros digitais. O EPUB é projetado para conteúdo fluido (modificado facilmente ou flexível para uso), o que significa que a tela de texto pode ser otimizada de acordo com o dispositivo usado para leitura. Destina-se a funcionar como um único formato padrão oficial para distribuição e venda de conteúdos digitais. Ele substitui o padrão Open eBook, é livre e aberto para os dispositivos de leitura, em geral, e foi criado pelo IDPF (International Digital Publishing Forum - Fórum Internacional de Publicação Digital). Seus arquivos têm a extensão .epub. (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/EPUB).

Dando continuidade a nossa proposta de trazer um pequeno texto sobre um tema relacionado à redação científica para os nossos leitores, autores e/ou avaliadores, visando contribuir com informações sobre essa importante tarefa que é a escrita, no presente número abordaremos a questão da autoria. Essa é uma temática que tem gerado dúvidas para autores e editores. Temos instituições como o International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE)/Normas de Vancouver (ICMJE, 2019) que, buscando dar suporte a esses segmentos, estabeleceram critérios para o reconhecimento da autoria. Assim, o ICMJE considera como critério para haver autoria uma contribuição substancial que esteja relacionada aos seguintes aspectos: i) concepção e delineamento do estudo, análise e interpretação dos dados; ii) redação ou revisão crítica relevante do conteúdo intelectual do manuscrito; iii) aprovação final da versão a ser publicada; e iv) responsabilidade por todos os aspectos do trabalho, incluindo a garantia de sua precisão e integridade. Todos aqueles designados como autores devem atender aos quatro critérios de autoria, e todos aqueles que preencherem os quatro critérios devem ser identificados como autores. De acordo ainda com o ICMJE, o reconhecimento a pessoas que colaboraram em alguma etapa, mas que não atendem aos critérios de autoria, pode ser feito nos agradecimentos, e sua identificação poderá ser individual ou em grupo.

Montenegro e Alves (1997) publicaram um artigo no qual tratam a questão da autoria e coautoria e consideram que um trabalho, qualquer que seja a sua natureza, terá um ou mais indivíduos que o idealizaram, que definiram seus objetivos, que decidiram qual o material a ser estudado e qual o método a ser empregado e que também, em geral, são os responsáveis pela análise final dos resultados obtidos. Essa(s) pessoa(s) nem sempre domina(m) tecnicamente muitos ou todos os métodos utilizados no trabalho; deverá(ão), porém, ser(em) a(os) autora(es) e seu(s) nome(s) deverá(ão) figurar como tal. A inclusão de outras pessoas como coautores de um artigo pressupõe envolvimento importante na sua realização, conhecimento de seu conteúdo e participação na sua redação. Por outras palavras, os coautores são corresponsáveis pelo trabalho, respondem por ele e devem ser considerados como autores. No entanto, é necessário que se defina qual o tipo de participação de cada um desses autores, principalmente em casos nos quais o artigo apresente mais de quatro participantes.

A justificativa para inclusão de autores no trabalho deve ser realizada em local apropriado. Na revista Vértices recomendamos que seja informada no momento da submissão, na comunicação com os editores, a participação específica de cada um dos autores, tais como: a) a concepção ou delineamento ou ainda análise e interpretação dos dados, ou ambos; b) redação do manuscrito ou sua revisão, quando inclua crítica intelectual importante de seu conteúdo; c) aprovação final da versão a ser publicada. A simples participação na coleta de dados não justifica autoria. As pessoas que tenham contribuído intelectualmente para os artigos, cuja participação não justifique autoria, devem ter sua colaboração descrita como, por exemplo, “orientação”, “revisão crítica”, “coleta de dados”, “participação em inquérito clínico” e devem constar na seção “Agradecimentos”. Essas pessoas precisam dar permissão antes de serem citadas.

Nesta última edição de 2019, a revista Vértices traz doze artigos de autores de diferentes instituições e áreas do conhecimento agrupados em oito blocos temáticos: Educação, com três artigos: “Enfrentamentos Cotidianos de Professoras Iniciantes no Sistema Privado de Ensino da Educação Infantil”, “Narrativas de Professoras Iniciantes: Uma Análise das Formações Identitárias” e “Evasão escolar no Campus Arraial do Cabo-IFRJ: a influência das dimensões socioeconômica e acadêmica”; Sociologia, com um artigo: “Tornando-se um Peregrino: jovens católicos de Campos dos Goytacazes na Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro”; Serviço Social, com dois artigos: “Reforma curricular e Serviço Social reconceituado: a trajetória do curso de Serviço Social de Campos dos Goytacazes” e “O Trabalho do Assistente Social na Área da Saúde: Significados da Aparente Centralidade dos Usuários no Discurso e Ação Profissional”; Ciência de Alimentos, com um artigo: “Antagonismo de bactérias ácido láticas autóctones de leite cru contra Staphylococcus aureus ATCC 12600 e Escherichia coli ATTC 25922”; Engenharia Ambiental, com dois artigos: “Potencial fitorremediador da Salvinia sp. na remoção de chumbo em efluente sintético” e “Análise de rendimento do sistema de bombeamento de água por energia solar fotovoltaica para irrigação de um viveiro de mudas”; Engenharia Naval e Oceânica, com um artigo: “Um estudo sobre a paisagem acústica de dois fragmentos de restinga da Região dos Lagos/RJ”; Engenharia de Produção, com um artigo: “Mapeamento de Processos em uma Empresa do Ramo Metalomecânico: Um Estudo de Caso”; e Engenharia Civil, com um artigo: “Proposição de metodologia para aplicação em estudos de caso de patologias em construções”.

Gostaríamos de encerrar este volume agradecendo a todos os leitores, autores, avaliadores e equipe editorial, que prestigiam e acreditam no trabalho que tem sido realizado ao longo desses 22 anos da revista Vértices. Reiteramos nosso firme compromisso com a busca da qualidade de nosso periódico, o que só é possível com as importantes contribuições recebidas.

Uma feliz passagem de ano a todos! Aguardamos vocês em 2020!

Uma ótima leitura!

Referências

INTERNATIONAL COMMITTEE OF MEDICAL JOURNAL EDITORS. ICMJE. Who Is an author? Disponível em: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html#two. Acesso em: 16 dez. 2019.

MONTENEGRO, M. R.; ALVES, V. A. F. Critérios de autoria e co-autoria em trabalhos científicos. Acta Bot. Bras., Feira de Santana, v.11, n.2, Dec. 1997. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-33061997000200014

Notas de autor

1 Editora Assistente
2 Editor Associado
HTML generado a partir de XML-JATS4R por