Editorial

Editorial

Inez Barcellos de Andrade 1
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campos dos Goytacazes/RJ, Brasil
Edson Carlos Nascimento 2
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campos dos Goytacazes/RJ, Brasil

Editorial

Vértices (Campos dos Goitacazes), vol. 22, núm. 1, 2020

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Este documento é protegido por Copyright © 2020 pelos Autores.

Editorial

O primeiro número da revista Vértices do volume 22 está sendo lançado em meio à situação pela qual passa o mundo, com o novo coronavírus que impõe a todos nós o isolamento social, requerendo ações ainda mais cooperativas e solidárias de cada um. Assim, começamos este editorial agradecendo à toda a equipe da Essentia Editora, aos autores e aos julgadores que contribuíram para que o trabalho fosse concluído e não mediram esforços no atendimento às solicitações demandadas. Desse modo, publicamos neste número doze artigos de sete áreas temáticas do conhecimento.

Nos primeiros meses de 2020, realizamos ainda a ampliação do Conselho Editorial Científico da Vértices com a inclusão de seis membros estrangeiros, ação fundamental nessa etapa de internacionalização do periódico, e mais três brasileiros que passam a contribuir com a nossa revista. A nova composição do Conselho pode ser visualizada em nosso site no link: http://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/about/editorialTeam.

Retomamos aqui o trabalho iniciado em 2019, quando publicamos nos três números do ano pequenos textos que tratam sobre temas relacionados à redação científica, visando contribuir com informações sobre essa importante tarefa que é a escrita. Tratamos anteriormente sobre boas práticas da publicação científica, com ênfase na questão do conflito de interesses e violações de ética; elaboração do resumo para o artigo científico; e sobre autoria. Para 2020, a nossa proposta é continuar com a produção desses textos, abordando as etapas para elaboração e seções do artigo científico. Assim, no presente número nos ocuparemos da preparação e das etapas para redação do texto. Segundo Pereira (2012, p. 2), preparar um artigo científico requer “pensar, planejar, escrever e rever” se o que se deseja é redigir e comunicar de maneira efetiva para determinado público. Assim, as principais etapas na elaboração do texto envolvem a redação da estrutura do artigo: introdução, método, resultados e discussão; preparação das demais partes: referências, título, autoria, resumo e palavras-chave; revisão, complementação e submissão do material para publicação em periódico científico. Destacamos, no entanto, que a sua escrita não ocorre exatamente nessa ordem. Para Gusmão (2011), todo o texto deve ser composto de partes logicamente coerentes. O texto científico deve mostrar o que foi feito, por que foi feito, como foi feito e o que foi encontrado. Segundo o autor, a publicação científica deve ser elaborada da forma mais objetiva e uniforme possível. Nesse sentido, existem conceitos e normas, derivados da lógica da pesquisa e da comunicação, que definem esse gênero de redação. Deve-se buscar redigir o texto por meio de uma sequência lógica da pesquisa (o método científico), correlacionando-a com as clássicas partes da redação do texto argumentativo.

Quadro 1.
Partes da redação do texto argumentativo e plano derivado da lógica da pesquisa
Partes da redação do texto argumentativo e plano derivado da lógica da pesquisa
Fonte: Adaptado de Gusmão (2011)

Neste primeiro número do ano de 2020 temos doze artigos com contribuições das áreas de Educação, com três textos sobre: “Projetos de Intervenção em uma formação continuada: percepções e reflexões pedagógicas de Gestores escolares da Zona da Mata Mineira, Brasil”, “Acompanhamento temporal dos indicadores da educação básica do município de Arraial do Cabo, Brasil” e “O Ensino da Doença de Chagas através de Ferramenta Pedagógica Lúdica”; Ciências agrárias, igualmente com três artigos: “Aplicação do processo de avaliação de risco em atividades de colheita florestal semimecanizada e mecanizada”, “Desempenho de cultivares de couve-flor em diferentes manejos fitossanitários em cultivos de verão/outono, sob plantio direto, em Santa Catarina” e “Caracterização da epidemiologia temporal e espacial da queima das folhas da cenoura”; Engenharia ambiental, com dois textos: “Produção Teórica de Lodo utilizando o Coagulante Sulfato de Alumínio nos Decantadores da Estação de Tratamento de Água do Funil em Ouro Preto/MG” e “Avaliação da demanda de cloro para oxidação da cianobactéria Cylindrospermopsis raciborskii”; Serviço Social, com um artigo: “A Intersetorialidade em pauta: uma breve análise das políticas de assistência social e de proteção e defesa civil”; Ciências Biológicas, com um artigo: “Educação Ambiental no licenciamento de petróleo e a universidade pública: O caso da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé (RJ), Brasil”; Ciências Ambientais, com um artigo: “Uso e Cobertura da Terra em Áreas Prioritárias para a Conservação na Amazônia: o caso da APA Aramanaí em Belterra (PA), Brasil” e; Ciência dos Alimentos, com um artigo também: “Avaliação Qualitativa de Cardápio em uma Unidade de Alimentação na Cidade de Rio Verde/GO”.

Encerramos este número esperançosos de que este momento de pandemia e isolamento social será breve e de que sairemos ainda mais fortalecidos e dispostos para trabalhar e lutar pela melhoria da ciência em nosso país! Agradecemos sempre aos autores, avaliadores e leitores que nos prestigiam e acreditam na pesquisa e no compromisso com a qualidade.

Uma ótima leitura!!!

Referências

GUSMÃO, S. Redação de artigo científico. Arq Bras Nurocir, v. 30, n. 2, p. 44-40, 2011.

PEREIRA, M. G. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

Notas de autor

1 Editora Assistente da Revista Vértices
2 Editor Associado da Revista Vértices
HTML generado a partir de XML-JATS4R por