EDITORIAL

Editorial

Inêz Barcellos de Andrade
Instituto Federal Fluminense, Brasil
Edson Carlos Nascimento
Instituto Federal Fluminense, Brasil

Editorial

Vértices (Campos dos Goitacazes), vol. 22, núm. 2, 2020

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Editorial

A revista Vértices lança o volume 22, número 2, ainda em meio à pandemia causada pelo novo Coronavírus, que tem nos mantido em isolamento social desde março deste ano, requerendo de cada um de nós esforços e dedicação redobrados. Desse modo, não podemos deixar de agradecer a todos que, de forma direta ou indireta colaboraram e viabilizaram a presente publicação com seu comprometimento com o trabalho: equipe editorial, autores, avaliadores e revisores. Assim, é com muita satisfação que trazemos doze artigos, os oito primeiros compõem a seção Dossiê temático, que inauguramos na presente edição, e os quatro seguintes são Artigos originais recebidos pelo fluxo contínuo de submissão.

Antes de apresentarmos a seção Dossiê temático e os artigos, presentes neste número, gostaríamos de tecer alguns comentários sobre a proposta da revista Vértices em publicar dossiês temáticos, esclarecendo para aos leitores as nossas intenções. Dossiê temático como seção ou como número especial tem sido uma prática muito comum em revistas internacionais. No Brasil, na última década, muitos periódicos buscaram lançar e produzir dossiês temáticos, consolidando assim, um tipo de publicação ou seção em revistas científicas. Nesse sentido, encontramos o trabalho de Urdaneta (2009), que fez um estudo buscando caracterizar o dossiê acadêmico como um tipo de texto com base na Linguística Textual e Análise de Discurso. A autora partiu do modelo tipológico de van Dijk, com noções como macroestrutura, macroposições, macrorregras e superestrutura e, para análise contextual, utilizou como base a proposta elaborada por Halliday que aponta que, no contexto onde se produz um texto, há uma relação sistemática entre o ambiente social e a organização funcional da linguagem. Assim, apresenta os elementos textuais e contextuais que caracterizam o dossiê acadêmico: i) é um tipo de texto; ii) é uma somatória de vários textos em que se incluem várias ordens discursivas tais como: a argumentativa e a expositiva; iii) a macroproposição inicial é a persuasão; iv) o esquema formal apresenta três estruturas distintas; v) os atos de falas mais frequentes são os diretivos e os representativos; vi) no contexto, os interlocutores devem possuir conhecimento sobre o tema; vii) os tópicos se referem, principalmente, a autores que tem a ver com a temática abordada (URDANETA, 2009, p. 104).

Chamado de dossiê acadêmico ou dossiê temático, esse é um tipo de texto que está presente nas revistas científicas e que a Vértices passa a publicar, considerando o quanto é importante para “criar redes acadêmicas, aumentar a visibilidade dos autores e artigos, atrair leitores e manuscritos” (DELGADO TRONCOSO; SÁNCHEZ CONTRERAS, 2015, p. 15). Usualmente, os dossiês temáticos são números especiais dedicados a um tema particular com editores/organizadores convidados especialistas em determinado assunto, mas também existem revistas que publicam o dossiê como uma seção especial. Segundo Delgado Troncoso e Sánchez Contreras (2015), a estratégia de convidar especialistas em temáticas para dossiês serve para consolidar uma rede de especialistas nacionais e internacionais. A revista Vértices inicia a publicação do seu primeiro dossiê temático com a seção intitulada: “Tecnologias Digitais na Educação: estratégias inovadoras”.

Pensando em números especiais e seções, lançamos, no início de 2020, um edital específico para seleção de dossiês temáticos. Foram selecionados três dossiês que serão publicados entre 2020 e 2021 com os temas:"Violência de estado e política social: entre o aparato assistencial e a criminalização da questão social no Brasil", "Riscos e desastres sociambientais: abordagens interdisciplinares" e "Questões contemporâneas da educação no Brasil e em Portugal". Os organizadores dos dossiês contribuem escrevendo e divulgando as chamadas para os mesmos, sugerindo os avaliadores, escrevendo o editorial do dossiê e participando junto aos editores da revista para viabilizar a publicação. As orientações para os interessados em mais informações sobre dossiês temáticos para Vértices está em nosso site a partir do link: http://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/about/submissions em Categorias de textos: dossiês temáticos.

Neste segundo número do ano de 2020, oito artigos compõem a seção Dossiê temático “Tecnologias Digitais na Educação: estratégias inovadoras”, organizado pelos professores Mauricio Jose Viana Amorim, Roberta Braga Tôrres e Silvia Cristina Freitas Batista. Os trabalhos são oriundos do X Congresso Integrado da Tecnologia da Informação (CITI). Em seguida ao nosso editorial, temos o editorial dos organizadores que apresentam o dossiê e os artigos que o compõem. Os outros quatro textos seguintes são das áreas de Educação, com três textos sobre “Investigação experimental do movimento de um corpo sobre trajetórias com diferentes perfis: reta inclinada, parábola e cicloide”, “Prática de intervenção fonológica associada à leitura nas dificuldades de aprendizagem”, “Políticas de inclusão e acessibilidade no Instituto Federal da Amazônia Amapaense”; e Medicina, com um artigo: “Aplicação de um sistema de apoio no manejo de casos de dor torácica em áreas remotas e distantes”.

Avançamos mais um passo com a disponibilização de uma nova categoria de textos na Vértices, o dossiê temático, o que não poderia ocorrer sem a importante participação dos organizadores, autores, avaliadores e leitores, com suas contribuições, que nos prestigiam e impulsionam para novas conquistas.

Vamos em frente!!! Uma ótima leitura!!

Referências

DELGADO TRONCOSO, J. E.; SÁNCHEZ CONTRERAS, L. K. El dossier temático como estrategia para el posicionamiento de una revista científica. Univ. Odontol., v. 34, n. 72, p. 15-17, ene./jun. 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=2312/231242734001. Acesso em: 14 ago. 2020.

URDANETA, N. C. El dossier como tipo de texto. Revista Ciencias de la Educación, Valencia, v. 19, n. 34, p. 81-105, jul./dic. 2009.

HTML generado a partir de XML-JATS4R por