Editorial

Editorial (v23n1)

Inez Barcellos de Andrade 1
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Brasil
Edson Carlos Nascimento 2
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Brasil

Editorial (v23n1)

Vértices (Campos dos Goitacazes), vol. 23, núm. 1, 2021

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Este documento é protegido por Copyright © 2021 pelos Autores.

Editorial (v23n1)

O primeiro número da Vértices neste ano de 2021 é um dossiê temático para lá de especial intitulado “Riscos e desastres socioambientais: abordagens interdisciplinares”, pensado com todo o cuidado pelas organizadoras, as professoras doutoras Antenora Maria da Mata Siqueira, Adriana Soares Dutra e Juliana Thimóteo Nazareno Mendes, que atuam na Universidade Federal Fluminense (UFF Campos), e Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O dossiê traz dezessete artigos de experientes pesquisadores nacionais de várias instituições brasileiras, além de estrangeiros que nos brindaram com suas contribuições sobre a temática riscos e desastres socioambientais desencadeados por um complexo processo social. Os autores, a partir de diferentes perspectivas teóricas e disciplinares, apresentam importantes contribuições para a ampliação dos debates e práticas que visam ao fortalecimento de políticas públicas no tema, entre outras possibilidades. Os artigos são originados de conteúdos apresentados no II Seminário Internacional de Riscos e Desastres Socioambientais: abordagens interdisciplinares, realizado em novembro de 2019. A pandemia relacionada ao novo coronavírus, no período de organização do dossiê, foi abordada nas contribuições sobre o tema em vários dos artigos apresentados no dossiê. Como editores, acreditamos que o presente dossiê temático contribuirá ainda mais para a democratização das reflexões produzidas de forma a subsidiar sujeitos, campos de conhecimento e políticas públicas no que concerne à apreensão e enfrentamento dos desastres. Este é o segundo dossiê temático selecionado a partir de edital para a revista Vértices. O primeiro dossiê temático, originado do referido edital, foi publicado como número especial em dezembro de 2020 com o título “Violência de estado e política social: entre o aparato assistencial e a criminalização da questão social no Brasil” e os seus dezessete artigos podem ser acessados e baixados a partir da consulta pelo linkhttps://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/issue/view/264. O terceiro dossiê temático “Questões contemporâneas da educação no Brasil e em Portugal”, selecionado do mesmo edital está previsto para ser publicado no segundo semestre de 2021 e seus artigos encontram-se na etapa de avaliação pelos pares. Aproveitamos a oportunidade para convidar todos vocês, leitores e autores da revista Vértices, a enviarem suas propostas para participação no nosso segundo edital que se encontra aberto. As informações completas sobre o EDITAL PARA DOSSIÊS TEMÁTICOS PARA REVISTA VÉRTICES podem ser encontradas no link: http://selecoes.iff.edu.br/essentia-editora/2021/processo_seletivo. O prazo para recebimento das propostas se encerra em 17 de maio de 2021.

Retomando a nossa publicação de pequenos textos sobre temas relacionados à redação científica, junto com o Editorial de nossos números, de modo a contribuir com os autores de artigos científicos, daremos continuidade a essa ação, mas não sem antes lembrar os que já foram publicados. Nos três números de 2019 tratamos sobre as boas práticas da publicação científica, com ênfase na questão do conflito de interesses e violações de ética; elaboração do resumo para o artigo científico; e autoria. No ano de 2020 trouxemos considerações sobre as etapas para elaboração e seções do artigo científico; abordamos sobre o dossiê temático: conceito, finalidades e estrutura e; o título do artigo científico.

Assim, dando continuidade à redação científica, a nossa proposta é nos números de 2021 dar enfoque às partes que constituem o artigo científico. Neste primeiro número buscamos enfocar na Introdução: seu conteúdo e estrutura. A Introdução do artigo é a primeira parte do texto científico e deve apresentar o tema proposto, expor o problema, discutir ideias de outros autores que trataram do assunto (ABNT, 2018), fazendo as devidas citações em correspondência biunívoca com a listagem de trabalhos na seção Referências no final do artigo. Na Introdução, os autores devem descrever o problema estudado, inserindo o assunto em um formato lógico, evidenciando por meio de citações a pesquisas e teorias anteriores que se relacionam à questão. Segundo Spector (2002), devem ser consideradas, ao se elaborar a seção Introdução, as seguintes questões: o que as pesquisas anteriores ensinaram?; o que a presente pesquisa adicionará?; por que essa adição será importante?; por que será necessária a realização da pesquisa?; já existem uma ou mais revisões sistemáticas sobre o assunto?; como a hipótese e o delineamento se relacionam com o problema (no caso de pesquisas com ou sem interferência entre variáveis)?; foram incluídos artigos históricos ou clássicos?; foram incluídos estudos nacionais?; foram incluídos artigos publicados nos países latino-americanos?; foi obedecida uma cronologia na apresentação das ideias revisadas?; quais são os objetivo(s) da pesquisa?

Uma Introdução consiste na apresentação de três pontos de vista (VOLPATO, 2010, 2015): i) Problematização (Contexto/Abertura): Base comum - uma declaração geral; um acontecimento ou caso; uma citação ou fato estimulante – É uma compreensão compartilhada sobre o estado atual do problema ou antecedentes tidos como certos (O QUE SE SABE) e; Ruptura – Declaração do que não se sabe - problema/questão que precisa ser resolvida. Condição de ignorância, pouca compreensão (O QUE NÃO SE SABE); ii) Justificativa - Custo/benefício de deixar a condição não resolvida ou de solucioná-la. Importância do estudo, contribuições que trará e; iii) Objetivo – é a resolução, ação realizada para busca da resposta. Assim, a Introdução consiste na fundamentação teórica problematizada do trabalho realizado. Ao longo da elaboração da Introdução, os autores devem questionar-se sempre sobre se o que estão escrevendo tem relação com o problema de seu estudo.

A concretização da publicação do primeiro número da revista Vértices em 2021 renova as nossas esperanças e nos traz a certeza de que, mesmo em tempos de pandemia, é preciso continuar. Ainda que os problemas vividos e que ainda estão por vir sejam muitos, precisamos superá-los, conviver com as mudanças e lutar por melhores dias. É preciso acreditar que juntos somos e podemos sempre mais, produzindo e disponibilizando importantes contribuições para a ciência brasileira. Finalizamos mais um editorial, agradecendo a todos e todas que têm nos ajudado nessa empreitada: leitores, autores, avaliadores e, aos(as) nossos(as) mais novos (as) parceiros(as): o(a)s organizadores(as) dos dossiês temáticos. A nossa GRATIDÃO, ADMIRAÇÃO e RESPEITO. Agradecemos, ainda, a toda equipe da Essentia Editora e aos gestores do IFFluminense, que têm acreditado no projeto de produzir a revista Vértices, não medindo esforços para que possamos continuar nessa caminhada que, em breve, completa 25 anos de publicação. Vida longa a todos e todas, muita saúde, renovadas forças e energias para mais um ano de lutas e produção de muito conhecimento!

Vamos em frente!!! Ótima leitura!!

Referências

ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022:2018. Informação e documentação: Artigo de periódico em publicação técnica e/ou científica. 2018.

SPECTOR, P. E. Psicologia nas organizações. São Paulo: Saraiva, 2002.

VOLPATO, G. L. Guia prático para redação científica. São Paulo: Best Writing, 2015.

VOLPATO, G. L. Método lógico para redação científica. São Paulo: Best Writing, 2010.

Notas de autor

1 Editora Assistente
2 Editor Associado
HTML generado a partir de XML-JATS4R por