Dossiê Temático: “A pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica: temas, abordagens e fontes”

Concepções de integração no Ensino Médio Integrado: uma revisão de literatura

Integration concepts in Integrated High School: a literature review

Conceptos de integración en la escuela secundaria integrada: una revisión de la literatura

Lorena Temponi Boechat 1
Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Brasil
Nathália Luiz de Freitas 2
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil

Concepções de integração no Ensino Médio Integrado: uma revisão de literatura

Vértices (Campos dos Goitacazes), vol. 24, núm. 2, 2022

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Este documento é protegido por Copyright © 2022 pelos autores.

Recepción: 20 Diciembre 2021

Aprobación: 08 Agosto 2022

Resumo: Este artigo tem como objetivo investigar, ainda de forma preliminar, as concepções de integração referentes ao Ensino Médio Integrado em pesquisas brasileiras que abordaram a referida temática. Os parâmetros de busca utilizados na revisão de literatura integrativa a partir das seis primeiras páginas do portal Google Acadêmico foram: os termos de busca “concepção de integração” and “ensino médio integrado”/ “concepções de integração” and “ensino médio integrado” em conjunto; o intervalo temporal de publicação - de 2011 até 2020; e gêneros textuais acadêmicos - artigos, monografias, dissertações, teses e trabalhos completos publicados em anais de eventos. Os estudos encontrados foram classificados de acordo com a perspectiva de integração que exibem, havendo ainda a especificação dos objetivos, aspectos metodológicos e principais achados relatados nos trabalhos. Entre as 31 publicações identificadas, todas elas abordam os três sentidos discutidos por Ramos (2008): concepção de formação humana; forma de relacionar ensino médio e educação profissional; e relação entre parte e totalidade na proposta curricular.

Palavras-chave: Concepções de Integração, Ensino Médio Integrado, Educação Profissional e Tecnológica.

Abstract: This article aims to investigate, even in a preliminary way, the concepts of integration related to Integrated High School in Brazilian research addressed to this theme. The search parameters used in the integrative literature review from the first 6 pages of Google Scholar were: the search terms “concepção de integração” and “ensino médio integrado”/ “concepções de integração” and “ensino médio integrado” combined; the publication time interval - from 2011 to 2020; and academic textual genres - articles, monographs, dissertations, theses, and full papers published in event proceedings. The studies found were classified according to the integration perspective they exhibit, with the specification of objectives, methodological aspects, and main findings reported in the studies. Among the 31 publications identified, all of them address the three meanings discussed by Ramos (2008): conception of human training; way of linking high school and professional education; and the relationship between part and totality in the curricular proposal.

Keywords: Integration Concepts, Integrated High School, Professional and Technological Education (TVET).

Resumen: Este artículo tiene como objetivo investigar, aunque de manera preliminar, los conceptos de integración relacionados con el Bachillerato Integrado en investigaciones brasileñas que abordaron este tema. Los parámetros de búsqueda utilizados en la revisión de la literatura integradora de las primeras 6 páginas del portal Google Académico fueron: los términos de búsqueda “concepção de integração” and “ensino médio integrado”/ “concepções de integração” and “ensino médio integrado” juntos; el intervalo de tiempo de publicación - de 2011 a 2020; y géneros textuales académicos - artículos, monografías, disertaciones, tesis y trabajos completos publicados en actas de eventos. Los estudios encontrados fueron clasificados de acuerdo a la perspectiva de integración que exhiben, con la especificación de objetivos, aspectos metodológicos y principales hallazgos reportados en los estudios. Entre las 31 publicaciones identificadas, todas abordan los tres significados discutidos por Ramos (2008): concepción de la formación humana; forma de vincular la educación secundaria y la educación profesional; y la relación entre parte y totalidad en la propuesta curricular.

Palabras clave: Conceptos de Integración, Escuela Secundaria Integrada, Educación Profesional y Tecnológica.

1 Introdução

O presente artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento preliminar de uma revisão de literatura do tipo integrativa não exaustiva sobre os estudos brasileiros que se ocuparam da investigação das concepções de integração no Ensino Médio Integrado ao longo da última década. Mais especificamente, buscamos compreender quais são e em que pressupostos estão alicerçadas tais concepções veiculadas em investigações científicas, haja vista a relevância daquelas para os percursos formativos da educação técnica em sua modalidade integrada no Brasil.

Partimos da máxima libertadora segundo a qual, longe de transformar o mundo, a educação é capaz de modificar as pessoas, as quais, por sua vez, podem mudar o mundo (FREIRE, 1987). Tal perspectiva se coaduna com o pressuposto de que a educação tem como principal finalidade contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, de modo que a escola exerce um papel extremamente relevante nesse processo, haja vista ser o lócus privilegiado em que é possível ocorrer uma formação humana que visa a combater qualquer tipo de desigualdade e a fortalecer a democracia.

A escolha do Ensino Médio Integrado como o escopo formativo para a identificação e a discussão das concepções de integração deve-se ao fato de estas perfazerem o cerne das propostas pedagógicas que subjazem a aquele, pelo menos, em tese. Portanto, no Ensino Médio Integrado, a integração tende a funcionar, a um só tempo, como o fio condutor e o norte das propostas e práticas formativas que não só agregam, mas entrelaçam os conhecimentos propedêuticos e os conhecimentos profissionais que constituem os cursos pertencentes a essa modalidade educacional.

Em termos ontológicos, cumpre salientar, conforme assente Ramos (2008), o Ensino Médio Integrado abrange três sentidos distintos, a saber: a omnilateralidade, a integração entre Educação Básica e Educação Profissional, assim como a integração entre conhecimentos específicos e conhecimentos gerais. Nota-se, pois, que, ao serem consideradas em conjunto, essas três possibilidades de significação trazem à tona uma perspectiva integrativa que vai além do escopo pedagógico, abrangendo o que podemos denominar de dimensão política da formação humana.

Trata-se de um modelo de formação acadêmica que, em suas bases ideológicas, busca romper com a lógica da razão instrumental, de viés produtivista e a serviço dos interesses mercadológicos. Nesse prisma, o Ensino Médio Integrado coloca-se como uma alternativa educacional politécnica que integra ciência, trabalho e cultura, além de visar à construção de conhecimentos significativos, que possam fazer parte da realidade dos aprendizes, e à suplantação da fragmentação dos saberes (ARAÚJO; SILVA, 2017).

Tecidas essas considerações, expomos o problema teórico-prático identificado que leva à relevância de execução do presente estudo de revisão de literatura: que concepções de integração relativas ao Ensino Médio Integrado podem ser verificadas em pesquisas brasileiras que abordaram a referida temática? Associada a tal problemática está a necessidade de entendermos os principais objetivos e resultados dessas investigações, aspectos que, a um só tempo, nos ajudam a compreender um pouco do “estado da arte” das investigações e possibilitam a busca de explicações sobre o atual cenário da educação no país, sobretudo, no que diz respeito à sua organização curricular e todos os aspectos pedagógicos, ideológicos e políticos que dela derivam.

2 Algumas notas sobre a Educação Profissional e Tecnológica

Presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional cuja finalidade consiste na preparação do indivíduo para “o exercício de profissões”, de maneira a possibilitar que ele tenha condições de se inserir e atuar tanto na vida em sociedade, quanto no mundo do trabalho (BRASIL, 1996). Trata-se, pois, de uma categoria educacional legalmente instituída, que está centrada nas relações indissociáveis entre as dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.

O referido âmbito da EPT a insere na convergência de direitos essenciais ao cidadão, especificamente o direito à educação e o direito ao trabalho, os quais, de acordo com o Art. 227 da Constituição Federal, devem ser garantidos de forma prioritária (BRASIL, 1988). Nesse prisma, a Educação Profissional e Tecnológica não só opera no cumprimento de uma disposição legal, como também contribui para o escopo formativo do ser humano, já que “conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva”, segundo o que estabelece o Art. 39 da LDB (BRASIL, 1996).

O mesmo Art. 39 assente que a Educação Profissional e Tecnológica, “no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação” (BRASIL, 1996), o que implica o fato de a EPT articular-se com a Educação de Jovens e Adultos, bem como com a Educação Básica no nível do Ensino Médio, sob o formato de oferta integrada, concomitante, intercomplementar e subsequente.

Desse breve arrazoado sobre as bases legais que fundamentam a Educação Profissional e Tecnológica, é possível observarmos que a noção de integração emerge como um de seus elementos constituintes. Isso porque, em termos gerais, não se concebe a EPT de modo isolado, mas em articulação com outra modalidade educacional, como a Educação Básica em sua etapa final e a Educação de Jovens e Adultos, ou seja, há a premissa inerente de que a formação profissional voltada para o mundo do trabalho, de ordem mais técnica, se assim podemos nos referir, passa necessariamente pelo percurso formativo de caráter humano e social, típico do que se denomina de área propedêutica.

Logo, podemos sugerir que a integração, em sentido amplo, exerce, pelo menos, duas funções no que concerne à Educação Profissional e Tecnológica. A primeira delas seria o suporte de ordem constituinte e organizacional, uma vez que essa modalidade é concebida em termos integrativos, sempre em relação a uma outra. A segunda consistiria no caráter pedagógico-formativo, que se baseia no que podemos denominar de princípios de EPT: o trabalho concebido como princípio educativo, a politecnia, a pesquisa tomada como princípio educativo e o ensino integrado.

A natureza pedagógico-formativa da EPT tem seu alicerce no trabalho como princípio educativo, do qual advêm os demais, já que, como aspecto fundante da condição do homem é, grosso modo, ele o que nos torna diferentes dos outros animais, possibilitando que transformemos o mundo natural para atender às nossas mais diversas necessidades (FRIGOTTO, 2009). Na próxima seção, ao abordarmos fatores relativos ao Ensino Médio Integrado e às concepções de integração, teceremos considerações sobre politecnia, ensino integrado e pesquisa como princípio educativo.

3 O Ensino Médio Integrado e as concepções de Integração

Criada pela Lei n.º 11.892 de 29 de dezembro de 2008, a Rede Federal de Educação Profissional tem, entre suas responsabilidades, a oferta de educação profissional técnica de nível médio, em sua forma integrada, prioritariamente, tanto a concluintes do ensino fundamental quanto ao público da educação de jovens e adultos, disponibilizando, pois, o mínimo de 50% das suas vagas para tal (BRASIL, 2008).

A origem da concepção de integração entre o ensino médio e o ensino profissional está na perspectiva segundo a qual trabalho e educação são práticas próprias à condição humana, cujo pressuposto está na fundamentalidade da formação integral do indivíduo em detrimento do mero exercício de uma atividade produtiva, como advogam Marx e Gramsci (CUNHA et al., 2020). Tem-se, pois, um princípio educativo geral que reside no trabalho produtivo desinteressado que articula interesses, talentos e necessidades de sujeitos que são dotados de personalidade (GRAMSCI, 1975). Trata-se de elementos básicos para a fundamentação do conceito de educação politécnica, que abrange o domínio dos conhecimentos gerais, bem como os saberes teóricos e práticos associados ao processo produtivo (SÁ, 2019).

Ao eleger o trabalho como o seu cerne, a integração entre o ensino médio e a educação profissional valoriza um tipo de formação que engloba o todo, os mecanismos gerais da produção, o que gera as sementes necessárias ao rompimento com os interesses do mercado e conflui com os almejos dos trabalhadores. Temos, então, uma concepção de educação politécnica que se refere ao “domínio dos fundamentos científicos das diferentes técnicas que caracterizam o processo de trabalho moderno […] resgatando o princípio da formação humana em sua totalidade” (SAVIANI, 2003, p 140).

Nessa ótica, a integração gera potencialidades consideráveis à formação da classe trabalhadora (MARIANO, 2015). Ao prezar pela totalidade, a referida concepção de educação politécnica toma os escopos da teoria e da prática como sendo complementares, aspecto que une o trabalho intelectual ao trabalho manual (VASCONCELOS, 2014). É a escola única, que equilibra ambos os tipos de trabalho, desenvolve a autonomia e a autodisciplina, possibilita a coletivização social e propicia o início de mudanças nas “[…] relações entre trabalho intelectual e trabalho industrial não apenas na escola, mas em toda a vida” (GRAMSCI, 1991, p. 125).

Comungando com esses pressupostos, Ramos (2008, p. 2-3) ressalta que a politecnia exige um processo formativo que permita que os princípios científico-tecnológicos e históricos da produção moderna sejam compreendidos de maneira que os aprendizes se tornem capazes de se orientar frente às decisões que precisam tomar. De acordo com a autora:

Uma educação unitária pressupõe que todos tenham acesso aos conhecimentos, à cultura e às mediações necessárias para trabalhar e para produzir a existência e a riqueza social. Uma educação dessa natureza precisa ser politécnica; isto é, uma educação que, ao propiciar aos sujeitos o acesso aos conhecimentos e à cultura construídos pela humanidade, propicie a realização de escolhas e a construção de caminhos para a produção da vida. Esse caminho é o trabalho. O trabalho no seu sentido mais amplo, como realização e produção humana, mas também o trabalho como práxis econômica. Com isto apresentamos os dois pilares conceptuais de uma educação integrada: um tipo de escola que não seja dual, ao contrário, seja unitária, garantindo a todos o direito ao conhecimento; e uma educação politécnica, que possibilita o acesso à cultura, à ciência, ao trabalho, por meio de uma educação básica e profissional. (RAMOS, 2008, p. 2-3).

Ramos (2008, p. 3) elege a politecnia em conjunto com a escola unitária como sendo os dois pilares conceptuais de uma educação integrada, para, a partir daí, tratar dos sentidos de integração na relação entre educação profissional e ensino médio. Conforme a estudiosa, há três concepções complementares de integração: “como concepção de formação humana; como forma de relacionar ensino médio e educação profissional; e como relação entre parte e totalidade na proposta curricular. Sobre tais sentidos passamos a discorrer”. Logo, ainda que a noção de relação esteja no cerne das três perspectivas, aquilo que é relacionado exibe diferenças importantes.

Segundo Ramos (2008), a integração como concepção de formação humana é de base filosófica, alicerçando-se em todas as dimensões da vida – trabalho, ciência e cultura –, as quais estruturam a prática social, se integram. É a partir dessa concepção que se dá a formação omnilateral dos indivíduos, de modo que o trabalho consiste, a um só tempo, em realização humana e prática econômica; a ciência é concebida como o acervo de conhecimentos que permite o contraditório avanço produtivo; assim como a cultura diz respeito aos valores que norteiam as normas de conduta de uma sociedade. Tal acepção de integração não faz distinção se a formação almejada é geral ou profissionalizante.

Na ótica da autora, o segundo sentido atribuído à integração refere-se a formas de integração do ensino médio com a educação profissional, com vistas ao desenvolvimento de uma formação que deve garantir o direito à educação básica e possibilitar a preparação para o exercício profissional. Trata-se de uma ótica que revela a indissociabilidade entre educação básica e educação profissional, associando-se a determinadas diretrizes de ordem éticas e políticas: “integração de conhecimentos gerais e específicos; construção do conhecimento pela mediação do trabalho, da ciência e da cultura; utopia de superar a dominação dos trabalhadores e construir a emancipação – formação de dirigentes” (RAMOS, 2008, p. 14).

O terceiro sentido especificado por Ramos (2008) é o de integração entre conhecimentos gerais e conhecimentos específicos, de maneira a configurar uma totalidade curricular. Em um âmbito mais empírico, voltado para a concretização do currículo que agrega ensino médio com ensino técnico, essa acepção recorre a princípios interdisciplinares, que buscam uma visão totalizante da realidade, em vez de consistir em uma adição e/ou superposição de tipologias de conhecimentos.

Conforme é possível depreender do breve arrazoado exposto, essa tripartição de concepções de integração segue uma ordem decrescente, do nível macro para o nível micro: saímos de uma perspectiva filosófica, mais ampla, passamos a uma abordagem centrada na articulação de modalidades educacionais e chegamos a uma ótica de ordem relativamente prática, que se pauta na organização curricular. Uma vez complementares, essas três concepções guardam entre si uma lógica integrativa, no sentido forte do termo, que inclui, mescla, articula, compartilha os elementos envolvidos nas diferentes dimensões integradas.

4 Metodologia

Para atingir o objetivo proposto, foi realizado um levantamento bibliográfico pautado na concepção e nos procedimentos do método revisão de literatura integrativa, o qual se caracteriza por pesquisa em determinado banco de dados, com vistas a averiguar todas as ocorrências do fenômeno em estudo. Optou-se pela utilização do portal de buscas Google Acadêmico – onde estão indexados periódicos com Qualis e teses indexadas por endereços eletrônicos de universidades.

Foram utilizados como termos de busca os vocábulos “concepção de integração” and “ensino médio integrado”/“concepções de integração” and “ensino médio integrado” em conjunto, baseando-se no pressuposto de que as palavras-chave presentes nos trabalhos acadêmicos têm a função de sintetizar os temas neles abordados. Os parâmetros de filtragem empregados na busca consistem em: intervalo temporal de publicação - de 2011 até 2020; assim como gêneros textuais acadêmicos - artigos, monografias, dissertações, teses e trabalhos completos publicados em anais de eventos. Restringimo-nos à identificação e à análise dos trabalhos elencados nas seis primeiras páginas da plataforma.

Depois da etapa de busca, foi efetuada uma triagem dos trabalhos, com vistas a descartar aqueles que não dialogam com o fenômeno de interesse da revisão. Em seguida, os estudos encontrados sobre a temática em foco foram analisados de modo a serem classificados de acordo com a perspectiva de integração que exibem. Também procedemos à especificação dos objetivos, aspectos metodológicos e principais achados relatados nos trabalhos. As categorias específicas de cada tipo de classificação foram sendo estabelecidas à medida que os estudos foram analisados, conforme pode ser observado na seção destinada aos resultados, apresentada na sequência.

5 Resultados e Análises

Na busca realizada, tendo em vista os parâmetros definidos, foram encontradas 31 publicações, sendo 15 artigos, 12 dissertações, duas teses e dois trabalhos completos publicados em anais de eventos. Vale a pena ressaltar que há o crescimento no número de publicações a partir do ano de 2016, o que pode ser explicado pela intensificação do interesse na problemática da integração no Ensino Médio Integrado, advindo da expansão da Rede Federal, iniciada no ano de 2008. No Quadro 1, apresentamos a identificação das publicações encontradas.

Quadro 1.
Identificação das publicações
Número de IdentificaçãoTítuloAutor(es/as)Ano de PublicaçãoGênero Textual
1A articulação do ensino médio com a educação profissional no IF SUDESTE MG – Campus MuriaéARTIAGA, Débora Martins2015Dissertação
2Atuação da Rede Federal na ampliação do direito à educação básica: uma análise da oferta do Ensino Médio Integrado nos Institutos FederaisMILLIORIN, Simone Aparecida2018Dissertação
3Práticas inovadoras no ensino médio integrado: cidadania e profissionalizaçãoDANIN, Gisela Fernanda Monteiro; BENTES, Haroldo de Vasconcelos; MENDONÇA, Doris Campos2017Anais de Evento
4Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileiraMOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingos Leite; SILVA, Mônica Ribeiro2015Artigo revista
5O Ensino Médio Integrado no contexto da avaliação por resultados SILVA, Katharine Ninive Pinto; RAMOS Marise2018Artigo revista
6Currículo integrado e educação profissional: o que dizem os professores?MOTA, Maria Danielle Araújo; LEITE, Raquel Crosara Maia 2020Artigo revista
7O ensino médio integrado à educação profissional em Mato Grosso SOUZA, Solange Florês de2015Dissertação
8Ensino Médio Integrado: dificuldades e desafios da atuação docente no Campus Santana/IFAPSILVA, Carla Leidiane Rodrigues; PICANÇO, Damila Nunes Guidão2020Artigo revista
9Currículo do Ensino Médio Integrado do IFMG: a partitura, a polifonia e os solos da Educação FísicaKATIA REGINA DE SÁ2019Tese
10Formação continuada e currículo integrado: no horizonte a educação que emancipa os sujeitosGRUMM, Cristiane Aparecida Fontana; SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da2015Colóquio Nacional
11Concepção de integração curricular presente nos cursos de ensino médio integrado em agropecuária do Instituto Federal CatarinenseOLIVEIRA, Rosângela de Amorim Teixeira de2013Dissertação
12O currículo do ensino médio integrado: da intenção à realizaçãoBENFATTI, Xênia Diógenes2011Tese
13Ensino médio integrado à educação profissional: algumas concepçõesSANT’ANA, Wallace Pereira; SILVA, Hugo Barros da; LEMOS, Glen Cézar2018Artigo revista
14O Ensino Médio Integrado: concepções, disputas e indeterminaçõesBLENGINI, Ana Paula da Graça Souza2012Dissertação
15Ensino Médio Integrado na Rede FAETEC: do tecnicismo a uma nova concepção da educação profissional?FARIAS, Rosane de Abreu2016Dissertação
16Limites e possibilidades da integração curricular no Instituto Federal Catarinense: reflexões a partir da formação continuada de professoresSILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da; BRANDT, Andressa Graziele; POSSAMAI, Tamiris2020Artigo revista
17A pesquisa como princípio educativo no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: uma experiência pedagógica no IFSulCAETANO, Maria Raquel; MANGANELI, Marineiva Teresinha de Melo2020Artigo revista
18Cartografando o encontro entre a proposta curricular de integração da Educação Profissional ao Ensino Médio e o trabalho dos praticantes pensantes do currículoMUNIZ, Adriana Werneck Russo 2017Dissertação
19A relação entre conteúdo e forma nas políticas de educação profissional referenciadas no projeto de ensino médio integradoPORTO, Adriana Maria Nazaré de Souza2011Dissertação
20A construção da identidade docente na educação profissional técnica de nível médio no Instituto Federal de Santa Catarina - Campus CanoinhasFARIA, Igor Guterres2018Dissertação
21O Ensino Médio no Brasil: quais possíveis rumos?BRIZUEÑA, Tânia Mara Dias Gonçalves; FIGUEIRA, Kátia Cristina Nascimento2020Artigo revista
22Ensino médio integrado no campo: a experiência dos CEIERS - Centros Estaduais Integrados de educação rural do Espírito Santo (CEIER)ALVES, João Batista Pereira; RAMOS, Marise Nogueira2018Artigo revista
23Ensino médio integrado: notas críticas sobre os rumos da Travessia (2007-2016)GAMELEIRA, Emmanuel Felipe de Andrade; MOURA, Dante Henrique2018Artigo revista
24Estado da arte: A Integração Curricular no Ensino Médio Integrado dos Institutos FederaisMEDEIROS, Lílian Gobbi Dutra; ALBERTO, Márcia de Souza Oliveira Paes Leme; SANTIAGO, Léia Adriana da Silva2020Artigo revista
25Concepções docentes sobre Ensino Médio Integrado e Interdisciplinaridade: estudo de caso em um Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Rio Grande do SulSESTARI, Fabiane Beatriz; DURAND, Ângela Malvina; BRAUNER, Elisângela; HALBERSTADT, Fabrício Fernando; GARCIA, Isabel Krey; SANTAROSA, Maria Cecília Pereira2020Artigo revista
26Embates entre integração e competências no ensino médio e seus desdobramentos na reforma atualCARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; ROCHA, Genylton Odilon Rego da2018Artigo revista
27A conceção de integração contida no Decreto 5.154/2004 e suas repercussões na prática docente: um estudo sobre o ensino médio integrado do Instituto Federal do TocantinsBRAGA, Saldanha Alves2013Dissertação
28Gestão pedagógica do ensino médio integrado em uma escola estadual do ParáSILVA, João Batista do Carmo; BRITO, Eloar Teixeira de2019Artigo revista
29Formação integrada do ensino médio com a educação profissional: o que dizem as pesquisasVIEIRA, Josimar Aparecido; VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello2016Artigo revista
30Concepções, percepções e experiências de integração curricular nos cursos técnicos de uma instituição federalOLIVEIRA, Márcia Soares de2018Dissertação
31Políticas de currículo para o ensino médio: sentidos de educação no IFMT de Primavera do Leste (MT)SILVA, Eliane Aparecida da2018Dissertação
Fonte: Elaboração própria

No que diz respeito aos objetivos, procedimentos metodológicos e principais resultados relatados nas publicações encontradas, nota-se considerável diversidade investigativa, com destaque para discussões teóricas sobre o conceito de integração, estudos de caso acerca de organizações curriculares e análises de documentos e legislações que versam sobre a integração da educação profissional com o ensino médio.

De modo geral, os estudos têm como lócus de coleta e análise de dados unidades da Rede Federal de educação, além de caracterizarem-se por se tratarem de abordagens de natureza qualitativa. É notável que as pesquisas que se ocuparam de dados empíricos indiquem que a apropriação dos sentidos de integração ainda esteja em curso e esbarrem em barreiras que vão desde a existência de lacunas na formação docente até a fixidez curricular.

No Quadro 2, apresentamos uma breve descrição dos objetivos investigativos, síntese metodológica e principais resultados dos estudos encontrados.

Quadro 2.
Informações para contextualização das publicações
Número de IdentificaçãoObjetivos da PesquisaSíntese da MetodologiaPrincipais Resultados
1Identificar a relação entre o Ensino Médio integrado e o Ensino Técnico e o resultado alcançado pelos egressos após a conclusão do curso técnico integrado em Agroecologia.Estudo de caso, cuja abordagem é predominantemente qualitativa, havendo análise documental, entrevistas semiestruturadas, questionários e observação indireta da rotina com alunos egressos do ano de 2013, professores, gestores, os documentos oficiais da escola e da política dos órgãos do governo.A integração pouco está idealizada e concebida no projeto político-pedagógico do curso, a qual tampouco ocorre de fato, visto que o curso desenvolve-se por práticas curriculares que ainda acompanham o modelo dualista, em que teoria e prática estão dissociadas e acontecem por meio de práticas curriculares isoladas e específicas de cada matéria.
2Investigar a atuação dos IFs na ampliação do direito à Educação Básica analisando a expansão e interiorização dos campi, a evolução das matrículas em cursos de Ensino Médio Integrado, bem como as características dos estudantes matriculados relacionados a sexo, raça/cor e faixa etária.Análise de dados do Censo Escolar dos campi que compõem os 38 Institutos Federais distribuídos pelo território brasileiro, compreendendo a série histórica de 2007 a 2017 considerando, portanto, as instituições que viriam a se transformar em campus do Instituto Federal. Atuação dos Institutos Federais na ampliação do direito ao acesso ao Ensino Médio que precisa ser estendida também com relação à conclusão dos cursos para que se concretize o direito à Educação Básica.
3Apresentar práticas pedagógicas inovadoras no Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA), Campus Belém como elementos constitutivos da formação cidadã e profissional dos alunos, ancoradas no Projeto de Ensino e Pesquisa “Práticas Cidadãs nos Espaços Escolares”.A versão 2016, objeto desta discussão, a partir de metodologia interventiva, com ações interdisciplinares no âmbito da cidadania e da profissionalização média-técnica, nos cursos de informática e química, 2º ano.Os resultados apontaram que as ações do projeto ampliaram conceitos da ética, da moral e da liberdade; alargaram a compreensão sobre os processos da autonomia e heteronomia; e auxiliaram no desenvolvimento de habilidades, além de indicadores escolares relacionados ao mundo do trabalho e à boa convivência interpessoal.
4Discutir a problemática da formação humana no contexto do ensino médio, etapa final da educação básica brasileira.Analisa-se a possibilidade do ensino médio integrado como travessia na direção pretendida.As conclusões sinalizam que, em que pesem as dificuldades e os embates que marcam a trajetória educacional brasileira, cumpre reiterar a defesa de processos formativos emancipatórios, entre os quais se destaca a formação integral e integrada.
5Refletir sobre a relação entre as políticas de avaliação por resultados e a implementação da proposta curricular do ensino médio integrado.Como metodologia, analisamos documentos e entrevistas realizadas com docentes e gestores das redes federal e estadual de Pernambuco, com base nas categorias gerais do materialismo histórico-dialético.Concluímos que os resultados das avaliações externas são a referência de qualidade das políticas educacionais na atualidade, pressionando o ensino médio integrado por meio da ênfase em escores e ranqueamentos e norteando a organização dos currículos de maneira a ampliar os problemas da dualidade entre a formação propedêutica e a formação técnico-profissional.
6Apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou a concepção dos professores sobre a integração curricular da disciplina de Biologia com o Curso Técnico de Enfermagem e como ocorre esse processo de articulação.A pesquisa seguiu os procedimentos metodológicos de estudo de caso e foi desenvolvida em uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP), utilizando entrevistas semiestruturadas.A escola analisada revelou um potencial de superação das adversidades, evidenciando que a realização da integração curricular é possível. Os professores entrevistados se mostraram prontos a acertar e a superar seus desafios diários como professores na EEEP.
7Analisar a concepção que os sujeitos participantes da escola investigada têm a respeito do EMIEP.A natureza da pesquisa é qualitativa, e a abordagem metodológica que norteia a investigação é a Comunicativa Crítica, cuja base teórica está alicerçada na Teoria da Ação Comunicação Crítica de Habermas (1987).Os professores participantes não se apropriaram efetivamente da concepção acerca do EMIEP. Outro destaque apontado é a rotatividade dos professores técnicos e a falta de planejamento em conjunto com as demais áreas do conhecimento, fato este que contribuiu impossibilitando sua efetivação. Em relação aos alunos participantes, a opção pela escola ocorreu devido ao status que acreditam que a escola proporciona, e, em relação ao curso, ocorreu mediante a falta de vagas no ensino médio regular.
8Analisar a percepção dos docentes que ministram aulas no Ensino Médio Integrado quanto às dificuldades e desafios que envolvem o processo de apropriação da proposta do EMI no Campus Santana/IFAP (Curso técnico em comércio exterior, em marketing, logística e publicidade).O instrumento utilizado para coleta de dados foi a aplicação de questionários a esses docentes.A percepção dos participantes com relação ao objetivo da pesquisa encontra-se na necessidade da formação docente para atuação na EPT, integrar os componentes curriculares do núcleo comum ao técnico na perspectiva da formação humana integral e a grande sobrecarga no “fazer docente”, questões que refletem na dificuldade de realização do projeto do EMI.
9Analisar o currículo do Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), suas conexões com a educação em tempo integral (ETI) e com a construção curricular do componente Educação Física (EF).A metodologia adotada incluiu análise de documentos curriculares; entrevista semiestruturada com um gestor; entrevistas narrativas com professores de EF; e grupo focal com estudantes.A interpretação do conjunto indica que, embora seja necessário mais investimento na integração do corpo docente e na construção coletiva dos PPCs a fim de superar a falta de integração do EMI e atender às especificidades da jornada em tempo integral, as improvisações dos professores e dos estudantes ressignificaram as normativas institucionais, produzindo currículos que intencionam superar tais problemas, inspirados pelos pressupostos das teorias críticas e pós-críticas.
10Refletir sobre alguns dos desafios que envolvem a implementação dos cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e a construção de currículos que possam corresponder minimamente a tentativa de oferta de uma educação integral baseada na formação omnilateral dos sujeitos, no trabalho como princípio educativo, na pesquisa como princípio pedagógico, na interdisciplinaridade, e que possua como eixos da formação o trabalho, a ciência, a cultura e a tecnologia.A experiência relatada refere-se ao projeto “O Ensino Médio Integrado e a formação omnilateral do estudante: fundamentação teórica para a implementação de um projeto pedagógico na perspectiva emancipatória”, desenvolvido no Instituto Federal Catarinense – campus Videira entre os anos de 2012 e 2013.A construção de um currículo integrado é ao mesmo tempo uma possibilidade e uma necessidade quando se está comprometido com uma concepção de educação que tem como horizonte a emancipação dos sujeitos.
11Compreender a concepção de integração curricular que fundamenta a proposta de formação dos cursos de Ensino Médio Integrado em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC).A pesquisa foi desenvolvida contemplando-se uma abordagem teórica que fundamentou os principais conceitos/princípios referentes ao problema e ao objeto investigado, além de um estudo empírico que envolveu a instituição e um grupo de profissionais que atuam no referido curso.Pode-se afirmar que, no âmbito do currículo dos cursos de Agropecuária do IFC, há uma proposta de integração curricular em construção e com a efetivação de algumas ações integradoras; que, para o fortalecimento dessa proposta, faz-se necessário o desenvolvimento de uma política de formação continuada que contemple elementos conceituais e da prática. É possível afirmar que há um esforço institucional e dos profissionais envolvidos com o curso, no sentido da efetivação de um projeto de EMI coerente com a concepção teórica que sustenta a proposta e com as diretrizes curriculares nacionais que orientam o projeto. Contudo, revelam-se limitações de compreensão tanto do ponto de vista teórico quanto metodológico.
12Analisar a integração dos currículos de Ensino Médio e Educação Profissional em três escolas de EMI, bem como de promover metodologia avaliativa que possa subsidiar as escolas públicas na avaliação curricular dessa modalidade.O procedimento metodológico foi o no estudo de casos múltiplos. As escolas escolhidas apresentam o mesmo padrão de oferta e estão situadas em três estados brasileiros: Ceará, Maranhão e Paraná. As fontes utilizadas na pesquisa foram: os alunos, professores, gestores, os documentos oficiais da escola e da política dos órgãos do governo; quanto às técnicas de coleta de evidências, foram usadas: análise documental, entrevistas semiestruturadas, grupos focais e observação das atividades desenvolvidas.A integração necessita ser discutida e vivenciada pelos docentes, que, na realidade, não dispõem de tempos e espaços de formação e análise de suas ações educativas de forma institucionalizada, o que dificulta a efetivação concreta de uma pedagogia que traz como ênfase a integração.
13Compreender algumas características da integração entre ensino médio e educação profissional, a partir da reflexão sobre o contexto histórico da integração e do dualismo educacional entre a etapa e a modalidade de ensino supracitadas, com base na compreensão dos sentidos e das perspectivas de integração.Esta pesquisa tem como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica e documental, com enfoque qualitativo e descritivo, fundamentado em autores como Ramos, Ciavatta e Frigotto (2012).Conclui-se, assim, que é importante perceber os sentidos dessa integração, mediante a compreensão do trabalho como princípio educativo, aliada a uma prática educativa, pedagógica e curricular que privilegie valores ético-políticos, históricos e científicos.
14Problematizar a concepção de Ensino Médio Integrado que fundamentou a revogação do Decreto n. 2.208/07 do governo Fernando Henrique Cardoso pelo de n. 5.154/04, promulgado durante a gestão presidencial de Luis Inácio Lula da Silva.Para isto, situa o tema no contexto das reformas educacionais dos anos de 1990 e 2000 à luz das transformações que marcam o capitalismo contemporâneo. Em seguida, considerando que a concepção de Ensino Médio Integrado afirma estar fundamentada sobre os conceitos de educação politécnica, escola unitária e formação omnilateral, busca resgatar os autores originais dessas ideias, quais sejam, Karl Marx, Antonio Gramsci e, no Brasil, principalmente Dermeval Saviani.O contexto econômico-político no qual o Decreto 5.154/04 foi exarado, possibilitando a integração curricular entre ensino médio e técnico, não se mostrou, e mesmo não vem se mostrando hoje, no Governo Dilma Roussef, favorável à transformação do cenário acima assinalado. Apesar de alguns avanços pontuais, o traço fundamental dos últimos anos de governo petista é dar continuidade ao projeto da burguesia nacional, qual seja, manter as estruturas econômico-sociais e políticas que permitem a superexploração do trabalhador em favor de seus interesses mesquinhos.
15Discutir a atual política educacional expressa pelo Decreto Federal no 5.154/04, seus aspectos conceptuais e empíricos, visando perceber continuidades e rupturas na histórica dualidade “formação acadêmica versus formação profissional”.O presente estudo apresenta o resultado de entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes atuantes no Curso Técnico de Nível Médio em Edificações integrado ao Ensino Médio na Escola Técnica Estadual Ferreira Viana pertencente à Fundação de Apoio à Escola Técnica.Constatou-se que não houve rupturas efetivas a serem sinalizadas, uma vez que o plano político-jurídico constituiu-se em parte na ressignificação das continuidades, porém observa-se que no plano da materialidade da ação docente há um terreno fértil às mudanças, resultado das próprias contradições intrínsecas ao capitalismo.
16Sistematizar algumas das reflexões realizadas a partir de uma formação continuada com professores(as) de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, acerca dos limites e das possibilidades da integração curricular nos cursos de Ensino Médio Integrado.O percurso metodológico, de caráter qualitativo, baseou-se na revisão de literatura, análise documental e pesquisa participante junto aos professores(as) do IFC. Entre os resultados, identificamos que os(as) professores(as) compreendem que a concepção de integração curricular exige tanto reestruturação dos projetos pedagógicos dos cursos e, consequentemente, dos currículos, quanto repensar as práticas pedagógicas de forma que estas contemplem a interdisciplinaridade que a realidade exige.O movimento realizado para a construção de um currículo para os cursos de ensino médio integrado, que envolve a formação continuada e um intenso debate sobre a concepção de educação que alicerça os processos formativos e educativos, constitui-se mecanismo de resistência por meio do desenvolvimento de culturas, de políticas e de práticas desenvolvidas em muitas instituições da Rede Federal de Educação profissional, científica e tecnológica país afora.
17Apresentar o resultado de uma pesquisa-ação cujo tema foi o desenvolvimento de uma prática utilizando a pesquisa como princípio pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, realizada com estudantes e professores de uma turma de primeiro ano do Curso Técnico Integrado em Mecânica no IFSul - Campus Sapucaia do Sul/RS no ano de 2019.A proposta do trabalho partiu de uma visita técnica. A partir dela, foram desenvolvidos projetos coletivos cujos temas foram escolhidos pelos estudantes através do diálogo crítico com estreita relação às diferentes áreas ligadas ao curso e ao interesse dos estudantes.O exercício de aproximação das disciplinas, através da pesquisa como princípio pedagógico e educativo, compreendeu a realização de descobertas através de uma prática intencional, sendo construída ao longo do período com os estudantes e professores. A pesquisa escolar, voltada para a construção do conhecimento do estudante, com foco na pergunta, na elaboração de argumentos e na defesa desses, auxilia a formar um estudante pesquisador, crítico, curioso e socialmente comprometido. A pesquisa nos Institutos Federais deve ser inerente ao processo pedagógico, buscando a integração dos conhecimentos a partir das sínteses de múltiplas ações e relações da prática educativa.
18Cartografar o encontro entre a proposta curricular de integração da Educação Profissional ao Ensino Médio e a atividade de trabalho dos praticantes pensantes do currículo do Campus Paracambi do IFRJ.São utilizados dois principais instrumentos de análise: o Diário de Campo e o Encontro sobre o Trabalho (EST).Aponta que nos diferentes espaços-tempos desse cotidiano circulam valores e normas do modelo gerencial de educação que buscam restringir o trabalho e o currículo a tarefas operacionais e desvinculadas das discussões políticas e coletivas. Sinaliza para um fazer industrioso dos sujeitos envolvidos que, na invisibilidade do dia a dia, operam complexas microgestões, buscando preencher os vazios de normas e seus significantes.
19Compreender a contradição que se impõe entre conteúdo e forma no Ensino Médio Integrado e o tratamento dado pelas políticas e programas baseados nessa concepção no que se refere à possível unidade entre essas duas dimensões que se configuram como ato educacional.Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico e documental, no qual a análise do conteúdo foi utilizada para tratamento dos dados da pesquisa à luz de nossas categorias analíticas: a práxis e a totalidade.Destaca-se entre os resultados o tratamento dissociado entre forma e conteúdo nas políticas e programas baseados na integração e a dificuldade de se construir uma política pública educacional que trate essas duas dimensões como uma unidade contribuindo assim para o efetivo rompimento da dualidade na educação.
20Investigar as compreensões sobre a identidade docente, para a construção de espaços de formação docente continuada, para profissionais professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), na oferta de Ensino Médio Integrado (EMI).A proposta de pesquisa, portanto, requisitou metodologias qualitativas que se entrecruzaram pela utilização da pesquisa- formação que se propôs desenvolver. Para tanto, foram necessários elementos metodológicos referentes à pesquisa-ação, na forma de uma metodologia de desenvolvimento híbrido.Na análise, as verbalizações emergiram das categorizações identificadas na identidade docente, das novas necessidades da formação profissional, técnica e formativa dos jovens do Ensino Médio do IFSC, como interação, diálogo e mediação entre os conhecimentos, metodologias e práticas de ensino e formação dos estudantes.
21Analisar a constituição dos Cursos Técnicos Integrados de Nível Médio no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Campo Grande, no período de 2011 a 2015.Trata-se de estudo qualitativo, que tem como metodologia a análise documental, o uso de questionários e a entrevista semiestruturada.Constatou-se que, apesar da existência da proposta de integração, a dualidade histórica não foi totalmente superada, pois, segundo os egressos dos cursos, nem sempre ocorre integração entre as unidades curriculares; além disso, na percepção da maioria, a referida integração ocorre apenas de forma parcial.
22Apresentar resultados da análise sobre a integração da Educação Profissional com o Ensino Médio na experiência dos Centros Estaduais Integrados de Educação Rural (CEIERs).O estudo empírico foi realizado mediante análise dos projetos político-pedagógicos de três CEIERs localizados em municípios do noroeste do Espírito Santo – Águia Branca (CEIER/AB), Boa Esperança (CEIER/BE) e Vila Pavão (CEIER/VP) – articulada a dados de entrevistas realizadas com diretores, professores e estudantes dessas escolas.Consideramos que a formação integrada dessas instituições de ensino contribui para romper com a concepção economicista e produtivista de educação de formar para o mercado de trabalho, assim como para a superação de uma cultura produtiva centrada no agronegócio, em benefício de uma concepção de formação e de trabalho no campo orientada para a agroecologia.
23Analisar os resultados de pesquisas desenvolvidas em programas de pós-graduação, no Brasil, em torno da implementação do ensino médio integrado à educação profissional técnica de nível médio (EMI).Trata-se de uma investigação qualitativa, de cunho exploratório, cuja característica tipológica assemelha-se à de trabalhos de revisão de literatura – contudo, com um recorte mais delimitado. Quinze relatórios de pesquisa, entre teses e dissertações, de 13 estados, das cinco regiões do Brasil, conformam o corpus analisado, compreendendo o período entre os anos de 2007 e 2016.Os resultados desta pesquisa sugerem, ainda, o aprofundamento da análise dos múltiplos fatores que dificultam a implementação do ensino médio integrado no Brasil, especialmente nas redes estaduais de ensino, lócus de pesquisa ainda pouco explorado.
24Entender as concepções de integração curricular em teses e dissertações, com foco no Ensino Médio Integrado (EMI) dos Institutos Federais (IFs).Foi realizada uma busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), que resultou em 13 trabalhos analisados. Paralelamente, elaboramos o perfil desses pesquisadores por meio de uma consulta na plataforma Lattes.A pesquisa mostrou que os estudos sobre a integração curricular no âmbito do EMI dos IFs esbarram no distanciamento do que se quer para o EMI daquilo que se faz. É possível constatar a inquietação e preocupação com a temática, contudo as investigações não indicam sugestões práticas para a materialização do currículo integrado.
25Delinear uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso na qual se buscou verificar e analisar as concepções sobre os conceitos de Ensino Médio Integrado e Interdisciplinaridade evidenciadas por professores do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Campus Ibirubá do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.Os registros foram obtidos a partir de uma entrevista semiestruturada e foram analisados por meio de uma Análise Textual Discursiva. Desse processo, emergiram cinco categorias finais, das quais quatro são analisadas nesse trabalho, a saber: i) Concepções conceituais e metodológicas; ii) Objetivos do Ensino Médio Integrado; iii) Pareceres e impasses e; iv) Pressupostos e encaminhamentos.Muitos desses aspectos levantados pelos professores corroboram para a necessidade de uma postura de abertura frente ao objeto do conhecimento e a importância do trabalho coletivo para a interdisciplinaridade.
26Analisar os embates entre integração e competências na política curricular para ensino médio como luta hegemônica entre projetos educacionais distintos, que não apenas se antagonizaram no cenário brasileiro nos últimos vinte anos, mas também operaram articulações que favoreceram a fixação de sentidos híbridos e ambíguos nos textos curriculares.Nossas análises se apoiam em documentos oficiais produzidos no âmbito do Governo Federal, entre os anos de 1998 e 2017, abrangendo as duas edições das DCNEM.Os resultados indicam que a hegemonização de determinados sentidos de integração nos textos políticos investigados se deu por meio de uma prática articulatória construída por relações de diferenças e equivalências, resultando na produção de hegemonias contingentes, precárias e provisórias.
27Analisar a coerência entre a concepção e a prática do conceito de integração no Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – Campus Paraíso.Foram aplicados questionários, entrevistas semiestruturadas com professores e realizada análise documental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os dados obtidos foram analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin.Os resultados demonstraram que a integração do EMI no IFTO – Campus Paraíso ainda não se efetivou, embora deva se reconhecer que um primeiro e importante passo foi dado: O Decreto 5.154/04 possibilitou colocar juntos área comum e área técnica no EMI. Muito ainda resta para a efetivação da integração nos seus aspectos de ação pedagógica envolvendo docentes e suas disciplinas ministradas.
28Analisar a gestão pedagógica do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional em uma escola de educação tecnológica do estado do Pará, Brasil.A metodologia estruturou-se em uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa bibliográfica e documental e foi complementada com entrevista semiestruturada com os coordenadores pedagógicos da escola.Conclui-se que as práticas pedagógicas desenvolvidas ainda não conseguiram efetivar o Ensino Médio Integrado, mas apontam-se avanços nessa direção, com a construção democrática do Projeto Político Pedagógico (PPP).
29Apresentar concepções de ensino integrado, análise sobre experiências de integração do ensino médio com a educação profissional enfocando suas dificuldades e entraves.Assim, o trabalho envolveu a análise das pesquisas apresentadas nas reuniões anuais da ANPED entre os anos de 2006 a 2013, totalizando oito encontros. No recorte deste levantamento foi considerada, ainda, a existência de outros estudos sobre o tema realizados por Lopes e Valentin (2006) e Costa (2012)Constatou-se que a maioria dos trabalhos tem a finalidade de romper com o paradigma tradicional de educação/formação.
30Buscou-se investigar o que pensam esses docentes sobre a integração curricular e mapear as experiências integradoras vivenciadas por eles no cotidiano dos cursos.A pesquisa empírica se deu por meio de entrevista semiestruturada com nove professores atuantes nos cursos técnicos, representantes de todas as áreas de conhecimento formatadas no campus pesquisado.Destaca-se um forte distanciamento entre as bases teóricas e legais e a realidade dos cursos. São inegáveis a valorização e a expectativa de que esse processo de reconstrução dos cursos técnicos integrados marcará o início de uma nova oferta de ensino no campus.
31Investigar como a educação e/ou a educação profissional integrada ao Ensino Médio é significada no IFMT e quais as implicações para a educação e o currículo nesta instituição.A pesquisa tem como base de análise as discussões pós-estruturais de currículo como prática discursiva, de Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo, e três dos contextos da abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball, Richard Bowe e Anete Gold: o contexto da influência, o contexto da produção de texto e o contexto da prática.Se a política nacional e local, como implicações dos sentidos em curso, tende a acentuar o dualismo no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, é porque privilegia-se significar educação reduzida a ensino de conteúdos básicos, de conhecimentos encomendados pelo mercado na via da formação de competências e habilidades para postos de trabalho específicos.
Fonte: Elaboração própria

No que se refere às concepções de integração no Ensino Médio Integrado presentes nas publicações encontradas, verifica-se um consenso dos autores em apontar os três sentidos discutidos por Ramos (2008), a saber: concepção de integração como formação humana; concepção de integração como forma de relacionar ensino médio e educação profissional; e concepção de integração como relação entre parte e totalidade na proposta curricular.

6 Considerações finais

Neste artigo, apresentamos os resultados preliminares de uma revisão de literatura integrativa sobre os estudos brasileiros que se ocuparam da investigação das concepções de integração no Ensino Médio Integrado ao longo da última década. Para tal, buscamos compreender quais são e em que pressupostos estão alicerçadas tais concepções veiculadas em investigações científicas.

Nossos achados revelam a existência de um consenso entre as publicações encontradas no que se refere às perspectivas de integração relativas ao Ensino Médio Integrado, que, a um só tempo, revelam uma dimensão ontológica, uma dimensão estrutural e uma dimensão prática do ato educacional de integrar.

A fim de tornar as discussões mais contundentes, em investigações posteriores, procederemos ao refinamento das análises para identificar os graus de ênfases que as publicações encontradas conferem às diferentes dimensões de integração no Ensino Médio Integrado.

Referências

ARAÚJO, A. C.; SILVA, C. N. N. Ensino médio integrado: uma formação humana, para uma sociedade mais humana. In: ARAÚJO, A. C.; SILVA, C. N. N. (org.). Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: IFB, 2017. p. 9-19.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 15 dez. 2018.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 dez. 2021.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 20 dez. 2021.

CUNHA, J. A. et al. Politecnia e Currículo Integrado na Rede Federal de Ensino: Contextos e Desafios na Educação Profissional e Tecnológica Integrada de Nível Médio. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4, n. Especial, p. 55-76, 2020. DOI: https://doi.org/10.36524/profept.v4iEspecial.634. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/634. Acesso em: 18 ago. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FRIGOTTO, G. Teoria e práxis e o antagonismo entre a formação politécnica e as relações sociais capitalistas. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7., Suplemento, p. 67-82, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462009000400004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/zQ8Gc4nzkz3y5kSfcxqdRZk/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 ago. 2022.

GRAMSCI, A. Quaderni del carcere. Torino: Einaudi, 1975.

GRAMSCI. A. Os intelectuais e a organização da cultura. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

MARIANO, A. D. M. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio: avanços, retrocessos ou permanências? Orientador: D.ra Rita de Cássia da Silva Oliveira. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2015.

RAMOS, M. Concepção do ensino médio integrado. Texto apresentado em seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará nos dias 8 e 9 de maio de 2008.

SÁ, K. R. Currículo do Ensino Médio Integrado do IFMG: a partitura, a polifonia e os solos da Educação Física. Orientador: D.r Marcos Garcia Neira. 2019. 257 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

SAVIANI, D. O Choque Teórico da Politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 131-152, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462003000100010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/zLgxpxrzCX5GYtgFpr7VbhG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 ago. 2022.

VASCONCELOS, R. M. O. T. Um olhar sobre a prática docente no Ensino Médio Integrado em uma unidade da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em Pernambuco. Orientador: D.ra Iranete Maria da Silva Lima. 2014. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2014.

Notas de autor

1 Doutora em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Professora efetiva do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Coordenadora Adjunta Local e Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) do polo IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas/MG - Brasil. E-mail: lorena.boechat@ifsuldeminas.edu.br.
2 Pós-doutoranda em Linguística, subárea Neurolinguística, e doutora em Linguística, subárea Neurolinguística, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Coordenadora e Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) do polo IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas/MG - Brasil. E-mail: nathalia.freitas@ifsuldeminas.edu.br.

Información adicional

COMO CITAR (ABNT): BOECHAT, L. T.; FREITAS, N. L. Concepções de integração no Ensino Médio Integrado: uma revisão de literatura. Vértices (Campos dos Goitacazes), v. 24, n. 2, p. 371-396, 2022. DOI: https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n22022p371-396. Disponível em: https://www.essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16736.

COMO CITAR (APA): Boechat, L. T., & Freitas, N. L. (2022). Concepções de integração no Ensino Médio Integrado: uma revisão de literatura. Vértices (Campos dos Goitacazes), 24(2), 371-396. https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n22022p371-396.

HTML generado a partir de XML-JATS4R por