Utilização de um espaço virtual de aprendizagem no ensino de ciências naturais no PROEJA

Autores

  • Lucas Manhães Sepúlvida
  • Nilcimar dos Santos Souza
  • Ernesto Macedo Reis

Palavras-chave:

Fórum, Aprendizagem Cooperativa, Ensino de Ciências, PROEJA

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir a aula de Ciências em espaços para além das salas de aula convencionais, mais precisamente, o alcance nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Parte-se do pressuposto de que o homem, vivendo em coletividade, ensina e aprende nas relações cotidianas, movido pela necessidade de conquistar conhecimento, para se desenvolver e transformar suas condições de vida, e isso deve ser amplificado quando se trata da formação profissional de jovens e adultos. Destaca-se, aqui, uma experiência didática com 17 alunos do PROEJA-Eletrônica: um tema sobre o significado do ato de medir, comum às três áreas de conhecimento científico, Biologia, Física e Química, e a intenção de conhecer mais sobre este público. A análise dos dados considerou os elementos que configuram a organização de um planejamento didático: as intenções, as pessoas envolvidas, as temáticas ou conteúdos selecionados, os procedimentos, os recursos utilizados, o tempo, os resultados e a dinâmica das relações. Os resultados apontam que a aula, para além dos muros escolares, ou se quisermos, a participação dos alunos no ambiente virtual de aprendizagem é uma relação cooperativa de ensinar  e aprender na interatividade; é o movimento permanente de reflexão e ação do homem em todos os seus espaços, do físico ao virtual, na sociedade contemporânea, espaços nos quais as ações de viver, conviver, ensinar, aprender, trabalhar, desenvolver-se são inseparáveis. É possível dizer, também, que o trabalho didáticopedagógico na aula para além dos muros escolares é marcado por desafios, liberdade e espontaneidade, interesse, compromisso e responsabilidade; é mais orientado por valores humanos do que por valores econômicos, respeita a diversidade e a pluralidade de idéias; valoriza os conhecimentos prévios dos sujeitos envolvidos no processo educativo, preocupa-se com o que é significativo para eles, respeita o tempo e as possibilidades de cada um e prima pelo cuidado nas interações.

Biografia do Autor

  • Lucas Manhães Sepúlvida
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Resumos Expandidos