O esboço de uma diplomacia militar brasileira na África durante o governo Lula: oportunidades para a indústria de defesa brasileira

Autores

  • Vinícius Corrêa Coelho

Palavras-chave:

Geopolítica Brasileira, África, Governo Lula, Forças Armadas Brasileiras

Resumo

Com a recente reaproximação do Brasil com os países africanos, promovida a partir do governo de Luiz Inácio da Silva, diversas oportunidades de colaboração tem surgido para as Forças Armadas brasileiras estreitarem os históricos laços de cooperação mantidos com os países daquele continente. As mudanças ocorridas na condução da política externa brasileira durante este governo, justificam esta aproximação, perceptível através de acordos de cooperação que o Brasil tem estabelecido com a África. O próprio Estado brasileiro possui um planejamento geopolítico de longo prazo que legitima o aprofundamento dessas relações com a África, principalmente no que concerne aos interesses brasileiros no Atlântico Sul. Desta forma, a conjuntura política existente, tanto internacional como no que se refere às questões nacionais, têm estabelecido oportunidades que contribuem para a melhora da competitividade da indústria de material de defesa brasileira no continente africano.

Biografia do Autor

  • Vinícius Corrêa Coelho
    Licenciando em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Pesquisador do Projeto Sala Verde/IFF.

Downloads