Visualização Computacional em Ambientes Educacionais: perspectivas, recursos e pontos de vista

Autores

  • Maurício J. V. Amorim
  • Patricia Alejandra Behar
  • Magda Bercht

Resumo

Este artigo mostra o uso da Visualização Computacional na tentativa de obter o grau do estado afetivo de “interesse” em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Nele duas crianças são submetidas a um Objeto de Aprendizagem (OA) e suas reações diante do OA são captadas e analisadas.Nesta análise procura-se obter padrões de ação/reação visualizável que indiquem o estado afetivo. A teoria das FACS é utilizada como lente teórica inicial e é expandida para outros gestos e posturas. Aofinal, o artigo propõe um conjunto de questões cuja busca pela resposta mostra as perspectivas que essa tecnologia pode alavancar na área educacional.Palavras Chaves: Visualização Computacional; FACS; AVA; OA

Biografia do Autor

  • Maurício J. V. Amorim
    Instituto Federal Fluminense Campus Centro (IFF)Av. Dr. Siqueira, 273 – Campos dos Goytacazes – RJ – Brasil
  • Patricia Alejandra Behar
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)Caixa Postal 15.064 – 91.501-970 – Porto Alegre – RS – Brasil
  • Magda Bercht
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)Caixa Postal 15.064 – 91.501-970 – Porto Alegre – RS – Brasil

Downloads

Edição

Seção

Trabalhos completos