Aprendendo Estatística no Ensino Médio e no Curso Técnico Agrícola em Agropecuária utilizando o Objeto de Aprendizagem EstatísticaNet

Autores

  • Maria Helena Schneid Vasconcelos
  • Ana Cecília Togni

Resumo

O presente artigo apresenta a Modelagem e Construção de um Objeto de Aprendizagem para o estudo de Estatística na Matemática (EstatísticaNet), que está sendo desenvolvido em Flash, a fim de proporcionar aos alunos uma ferramenta que trabalhe os conteúdos de Estatística de forma interessante, despertando-lhes a curiosidade e colaborando com a construção de seus conhecimentos, por meio da interatividade. Entre outras razões, a opção por este tema decorre da quantidade incipiente de material para o estudo desse componente curricular que incorpore texto, imagem e som e outras ferramentas que proporcionem construção de aprendizagem com significado. A concepção pedagógica que perpassa o EstatísticaNet compreende o computador como um meio intelectual criativo, visto ser um instrumento que possibilita ao estudante interagir, simular e testar, proporcionando, assim, ao sujeito autonomia no processo de construção dos significados cognitivos. Palavras-Chave: Objeto de Aprendizagem, Construção de Conhecimentos, Instrumentos Cognitivos.

Biografia do Autor

  • Maria Helena Schneid Vasconcelos
    Escola Estadual Técnica Agrícola Guaporé
  • Ana Cecília Togni
    Centro Universitário Univates

Downloads

Edição

Seção

Trabalhos completos