PRODUÇÃO DE VÍDEOS EDUCATIVOS-CIENTÍFICOS – VIDA E COSTUME DOS XENARTHRA (Tamandua tetradactyla e Bradypus torquatus)
Keywords:
Vídeos Educativos-Científicos, Tamandua tetradactyla, BradypusAbstract
Novas tecnologias facilitam o desenvolvimento de materiais educativos, como imagens dinâmicas e textos atraentes que enriquecem a aprendizagem. Este avanço aliado à presença de aparelhos de DVD nas escolas do Norte Fluminense e finalmente a enorme riqueza da biodiversidade regional vem demonstrar a relevância deste projeto, que tem por objetivo produzir vídeos educativos-científicos curtos dentro do tema ecologia, para serem utilizados nas escolas como recurso didático. Preparação do roteiro: montagem do story-line, argumento, roteiro técnico final. Gravação das imagens: foram realizadas saídas de campo para a Restinga de Iquiparí, município de São João da Barra – RJ; para tanto foram utilizados: filmadora DV Sony TRS-110 e TRV- 340 NTSC; fitas digitais Hi8mm Sony; computador Dual Core Duo 2GB, 1GB de RAM, HD de sistema com 80GB, HD de trabalho 400GB; monitor LCD 17” da LG; caixa de som Mirax; CD-RW MaxPrint. Edição das imagens: foram utilizados softwares especializados em edição de imagens, como o Adobe Premiere Pró 2.0 e Edius Neo, pequenos aplicativos para aprimoramento de áudio e vídeo, captura e edição de trilha sonora. Para produção dos DVDs utilizou-se o programa ‘Adobe Encore DVD’. Foram produzidos dois vídeos educativos-cientificos com tempo aproximado de 5 minutos cada, sobre a vida e costume do Tamandua tetradactyla e Bradypus torquatus, pertencentes a ordem Xenarthra, conhecidos popularmente como Tamanduá mirim e Preguiça de coleira. Baseados na pesquisa de livros didáticos e técnicos foram produzidos os roteiros, com as principais características dos animais, como a descrição da morfologia, dos hábitos e habitat. No campo foram gravadas as imagens dos animais, baseado nos roteiros previamente escritos. As imagens gravadas foram capturadas das fitas para o programa de edição Adobe Premiere Pró 2.0 e Edius Neo, que possibilitaram então a edição e produção dos vídeos. Os vídeos produzidos integrarão melhor os conteúdos disciplinares, melhorando a qualidade da informação passada aos alunos, levando-os a uma maior exploração do universo visual einterativo.Issue
Section
Pôsteres UENF