Análise de uma comunidade virtual: Comunidade Brasil Acadêmico
Autores
Arilise M. A. Lopes
Gilmara T. Barcelos
Silvia C. F. Batista
Suzana da H. Macedo
Patricia Behar
Palavras-chave:
Comunidades virtuais de aprendizagem, Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação a distância
Resumo
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem serrecursos favoráveis a um processo de ensino e aprendizagem mais adequado à sociedade informacional. No entanto, a utilização destas tecnologias para fins educacionais implica reflexões e análises. A internet, por exemplo, possibilita vários tipos de aplicações educacionais, mas como aproveitá-las de forma efetiva, em prol da educação (formal ou não)? Como esses recursos podem ajudar na formação mais completa do ser humano? São questões que merecem reflexões e, nesse sentido, é fundamental que os recursos sejam bem analisados. O presente artigo insere-se nesse contexto, focando, especificamente, as comunidades virtuais de aprendizagem (CVAs), por meio da descrição e análise de uma comunidade específica: a comunidade Brasil acadêmico.
Biografia do Autor
Arilise M. A. Lopes
Doutoranda em Informática na Educação pelo DINTER UFRGS/CEFET Campos. Professora do CEFET Campos.
Gilmara T. Barcelos
Doutoranda em Informática na Educação pelo DINTER UFRGS/CEFET Campos. Professora do CEFET Campos.
Silvia C. F. Batista
Doutoranda em Informática na Educação pelo DINTER UFRGS/CEFET Campos. Professora do CEFET Campos.**** Doutoranda em Informática na Educação pelo DINTER UFRGS/CEFET Campos. Professora do CEFET Campos.***** Doutora em Ciências da Computação pela UFRGS. Professora da UFRGS.
Suzana da H. Macedo
Doutoranda em Informática na Educação pelo DINTER UFRGS/CEFET Campos. Professora do CEFET Campos.
Patricia Behar
Doutora em Ciências da Computação pela UFRGS. Professora da UFRGS.