Leitura orientada de páginas da web em Língua Inglesa: observação de uma experiência no CEFET Campos

Autores

  • Silvia Lúcia dos Santos Barreto
  • Helvia Pereira Pinto Bastos

Palavras-chave:

Habilidades de leitura, Hipertextos, Interação social

Resumo

A leitura de textos eletrônicos em língua estrangeira constituium letramento importante na vida acadêmica e profissionalcontemporânea. O trabalho descreve a observação de como sedesenvolve a habilidade de leitura de hipertextos nos CursosSuperiores de Tecnologia do CEFET Campos e a percepção dosalunos sobre a proposta pedagógica. A experiência observada sefundamenta nos princípios interacionistas da teoria vygotskianae nas orientações didáticas da abordagem instrumental para oensino e aprendizagem de idiomas. Visando esclarecer o contextoda experiência, o estudo apresenta os objetivos e o conteúdoprogramático desenvolvido durante o período de observação.

Biografia do Autor

  • Silvia Lúcia dos Santos Barreto
    Doutora em Comunicação e Cultura/UFRJ. Professora do CEFET Campos. Coordenadora da área de Linguagens e Códigos (COLINCO).
  • Helvia Pereira Pinto Bastos
    Doutoranda em Informática na Educação/UFRGS. Mestre em Cognição e Linguagem/UENF. Professorado CEFET Campos.