PRÁTICAS RELATIVAS À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CONTAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores
Paulo Jorge Magalhães Teixeira
Maria Cristina Hueb
Palavras-chave:
Combinatória. Raciocínio Combinatório. Formação de Professores. Educação Básica.
Resumo
Este minicurso tem como objetivos propor, refletir, desenvolver e discutir alternativas para a prática docente em relação à preparação e resolução de problemas de contagem de modo a favorecer a apropriação de conceitos relacionados com o desenvolvimento do raciocínio combinatório, com alunos da Educação Básica. Entendese que devem ser estimuladas atividades que permitam ao aluno, de modo estruturado, desenvolver seu modo de pensar tomando por base a construção de representações gráficas e a aplicação dos Princípios Aditivo e Multiplicativo sem utilizar fórmulas, para a resolução de problemas de contagem. Inicialmente, apresentam-se situações simples, com quantitativo pequeno de objetos que permitem explorar diferentes representações gráficas e, depois, aumenta-se o quantitativo de objetos para que o aluno sinta necessidade de mobilizar outros procedimentos e estratégias que, igualmente, deem conta de obter a solução. A utilização dos conceitos, os quais não se fazem menção a seus rótulos, é estimulada de maneira a estenderem-se para diferentes contextos.