DA GEOMETRIA A TRIGONOMETRIA, UMA REFLEXÃO SOBRE OS TRABALHOS PUBLICADOS NO ANO DE 2010
Autores
Maria Cristina Hueb
Palavras-chave:
Educação Matemática. Geometria. Trigonometria.
Resumo
Este artigo tomou corpo devido a inquietações e crenças relativas ao ensino de Geometria e Trigonometria no Brasil. Para obter respostas a essas indagações, documentos oficiais como o PCN+ e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio foram consultados e a reflexão foi comentada no tópico Relevância do Tema. Utilizando a revista Zetetiké de número 36, pudemos pesquisar os trabalhos publicados no ano de 2010, entre dissertações e teses, e entender quais foram as abordagens estudadas pelos pesquisadores. Importante ressaltar que apesar de ter buscado todos os trabalhos publicados em nesse, conforme publicação da revista Zetetiké, de conteúdos de Geometria e Trigonometria, essa não é uma abordagem de história da arte. A intenção deste trabalho foi identificar o que as novas pesquisas sinalizam, e se as angústias de outros autores, como Pavanello (1993), ainda se fazem presentes nos dias de hoje.