Gestão de resíduos químicos: uma revisão sistemática das práticas adotadas em instituições de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v19n22025p287-304

Palavras-chave:

Gestão de resíduos químicos, Instituições de Ensino, Laboratórios

Resumo

A gestão de resíduos químicos em laboratórios acadêmicos representa um desafio crescente diante da ampliação das atividades experimentais e da diversidade de substâncias envolvidas, além das limitações gerenciais e orçamentárias de várias instituições. O presente trabalho tem por objetivo compreender as principais dificuldades e desafios no gerenciamento dos resíduos de laboratórios de química em instituições de ensino; para tanto, foi utilizado como método a revisão sistemática da literatura utilizando o protocolo PRISMA, visando identificar e analisar as publicações referentes às estratégias adotadas pelas instituições de ensino na gestão desses resíduos, buscando compreender práticas, desafios e lacunas existentes. Após a aplicação do protocolo, foram selecionados 19 artigos que, após análise, foram organizados em três categorias principais. Os estudos analisados revelam uma crescente preocupação com o descarte correto de resíduos gerados nos laboratórios de química, com ênfase na importância de políticas institucionais, programas educativos e práticas sustentáveis. Apesar da diversidade de enfoques, identificou-se uma escassez de publicações especificamente voltadas à realidade dos laboratórios de química, o que reforça a necessidade de mais investigações. Ainda assim, os achados contribuem significativamente para o avanço do conhecimento e servem de base para a formulação de diretrizes mais eficazes. A gestão adequada desses resíduos nas instituições de ensino exige articulação entre aspectos técnicos, educacionais e administrativos, de modo a promover ambientes acadêmicos mais seguros, responsáveis e sustentáveis.

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Biografia do Autor

  • Jéssica Fabiane Faria Alves Santos Netto, Instituto Federal Fluminense
    Mestranda em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense.
  • Marcos Antonio Cruz Moreira, Instituto Federal Fluminense
    Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campus Macaé - Macaé/RJ – Brasil. 
  • Gabriel de Pinna Mendez, Instituto Federal Fluminense
    Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Macaé-RJ.
  • Jose Augusto Ferreira da Silva, Instituto Federal Fluminense
    Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.Professor no Instituto Federal Fluminense.
  • Fernando Rufino de Barros, Instituto Federal Fluminense
    Doutorado em Ciências Contábeis e Administração pelo FUCAPE. Administrador no Instituto Federal Fluminense.

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Publicado

10-12-2025

Como Citar

Gestão de resíduos químicos: uma revisão sistemática das práticas adotadas em instituições de ensino. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 287–304, 2025. DOI: 10.19180/2177-4560.v19n22025p287-304. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/23590.. Acesso em: 14 dez. 2025.