Forma de descarte de pilhas e baterias de celulares usadas por moradores do município de Campos dos Goytacazes e consciência ambiental quanto ao descarte adequado
Palavras-chave:
Descarte. Pilhas. Baterias de celular.Resumo
O descarte de pilhas e baterias é um problema que não envolve somente os órgãos responsáveis, mas também a população como um todo. A cooperação da comunidade pode contribuir para a diminuição dos impactos causados por resíduos perigosos no meio ambiente. Nesse contexto a presente pesquisa, que foi desenvolvida por alunos do curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense campus Campos-Guarus, tem o objetivo de analisar as formas de descarte de pilhas e baterias dos moradores dos bairros Calabouço, Jardim Carioca e Parque Guarus, localizados no município de Campos dos Goytacazes. Além disso, pretende também analisar o nível de conhecimento dos participantes sobre a temática. Os bairros listados foram escolhidos devido à proximidade com a Instituição, facilitando, assim, o desenvolvimento deste trabalho. Inicialmente foi elaborado um questionário de seis perguntas sobre o descarte de pilhas e baterias, em seguida o questionário foi aplicado a 308 moradores dos bairros selecionados. O resultado dos questionários foi devidamente tabulado e tratado estatisticamente. A presente pesquisa mostrou que o nível de conhecimento sobre a questão abordada na área analisada é relativamente baixo e o descarte desses materiais é feito de forma inadequada.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido ao Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro ao Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada no Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior à primeira publicação do artigo pelo Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).