A tecnologia como forma de emancipação em um projeto de extensão para adolescentes em conflito com a lei
DOI:
https://doi.org/10.19180/2447-8180.v5n2021p99-109Palavras-chave:
Socioeducação., Tecnologia., Inserção Social.Resumo
O presente artigo expõe a experiência de desenvolvimento do projeto de extensão direcionado a adolescentes em cumprimento de medida socioeducaticativa em meio aberto, a saber, Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) no município de Campos dos Goytacazes. Problematizando as estratégias institucionais frequentemente adotadas para o processo de ressocialização, nossa proposta seguiu no sentido de propor a inclusão digital como alternativa de combate aos preconceitos e estigmatizações que perpassam a trajetória de adolescentes que entram em conflito com a lei. Por meio de uma abordagem propositiva, as ações do projeto se articularam às propostas da Fundação Municipal da Infância e Juventude, uma autarquia municipal, a fim de alcançar o público-alvo do projeto. Em sua primeira fase de desenvolvimento nossos esforços se concentraram em compreender e operar com as lógicas institucionais, e, consequentemente, acessar os adolescentes. Com continuidade prevista até 2021, o projeto entra numa nova etapa, visando dar curso ao plano de trabalho diretamente com os jovens.Downloads
Publicado
15-10-2021
Edição
Seção
Relato de experiência