A utilização do Instagram na extensão escolar do ensino médio: a experiência do Projeto Empodere-se

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/2447-8180.v6n2023p25-35

Palavras-chave:

Igualdade de gênero, Empoderamento feminino, Multimeios didáticos, Rede social Instagram, Extensão escolar remota

Resumo

O Empodere-se foi um projeto de pesquisa e extensão com foco em estudantes do ensino médio que teve como objetivo investigar e partilhar saberes ligados à igualdade de gênero e ao empoderamento de meninas no ambiente escolar. Inicialmente as atividades de extensão previstas no projeto seriam desenvolvidas de forma presencial, todavia, em razão das medidas de isolamento impostas pela covid-19 foi necessária a adaptação ao formato remoto. Após análises, optamos por usar a rede social Instagram para a partilha dos saberes, uma vez que, em especial, a população mais jovem tem se utilizado cada vez mais desse ambiente virtual para se informar, pesquisar, se divertir, interagir. O presente relato discute essa experiência do uso da rede social Instagram no desenvolvimento do projeto Empodere-se, que, por meio de uma metodologia que contou com análise dos dados de uso e interação na página do projeto em conjunto com a técnica de grupo focal da equipe, nos permitiu compreender que a mencionada rede social pode ser uma ferramenta importante na extensão escolar e que, aliada a formatos já utilizados, pode permitir novas conquistas a projetos extensionistas educacionais.

Biografia do Autor

  • Joselia Rita da Silva, Instituto Federal Fluminense
    Doutoranda em Sociologia Política (UENF). Professora de Administração do Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna/RJ – Brasil. E-mail: joselia.silva@iff.edu.br.
  • Rafael Soares Salles, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
    Mestrando em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: rafael.salles@gsuite.iff.edu.br.

Downloads

Publicado

12-05-2023

Edição

Seção

Relato de experiência