A utilização do Instagram na extensão escolar do ensino médio: a experiência do Projeto Empodere-se
DOI:
https://doi.org/10.19180/2447-8180.v6n2023p25-35Palavras-chave:
Igualdade de gênero, Empoderamento feminino, Multimeios didáticos, Rede social Instagram, Extensão escolar remotaResumo
O Empodere-se foi um projeto de pesquisa e extensão com foco em estudantes do ensino médio que teve como objetivo investigar e partilhar saberes ligados à igualdade de gênero e ao empoderamento de meninas no ambiente escolar. Inicialmente as atividades de extensão previstas no projeto seriam desenvolvidas de forma presencial, todavia, em razão das medidas de isolamento impostas pela covid-19 foi necessária a adaptação ao formato remoto. Após análises, optamos por usar a rede social Instagram para a partilha dos saberes, uma vez que, em especial, a população mais jovem tem se utilizado cada vez mais desse ambiente virtual para se informar, pesquisar, se divertir, interagir. O presente relato discute essa experiência do uso da rede social Instagram no desenvolvimento do projeto Empodere-se, que, por meio de uma metodologia que contou com análise dos dados de uso e interação na página do projeto em conjunto com a técnica de grupo focal da equipe, nos permitiu compreender que a mencionada rede social pode ser uma ferramenta importante na extensão escolar e que, aliada a formatos já utilizados, pode permitir novas conquistas a projetos extensionistas educacionais.Downloads
Publicado
12-05-2023
Edição
Seção
Relato de experiência