Matemágica: relato de experiência de um game educativo criado a partir de um projeto de extensão

Autores

  • Lucas Almeida Silva
  • Vanessa Andrade Pereira

Resumo

Este trabalho apresenta o estudo de caso de CEGI (Centro de Estudo em Games e Internet) vinculado ao Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFESP (São José dos Campos), em específico, do projeto de um jogo digital educativo, o Matemágica. Trata-se de um jogo original em todos os quesitos, criado em parceria com uma escola da rede pública municipal a fim de auxiliar na aprendizagem das quatro operações básicas. Primamos pela qualidade do produto em todos os quesitos, desde o conteúdo (conceitos da matemática) quanto pela estética, jogabilidade e interatividade. Acredita-se que as tecnologias têm o potencial de alavancar o processo de aprendizagem dos “nativos digitais”, sobretudo aquelas com potencial de entretenimento, como os games. Conclui-se que, a partir desta iniciativa, torna-se possível articular extensão, pesquisa e ensino de maneira proveitosa e gratificante para todos envolvidos na atividade.

Downloads

Publicado

03-06-2021

Edição

Seção

Apresentação Oral - Educação e Ciências Sociais