A monitoria da disciplina Libras II no contexto pandêmico: Jogos interativos como estratégia de ensino e aprendizagem no período do ensino remoto

Autores

  • I.L.A. Corrêa
  • M.S. Henriques
  • K.S. Gomes
  • V.V.M. Cunha
  • T.P. Dawes

Resumo

O presente trabalho, fruto do projeto de monitoria da disciplina de Libras II ofertada pelo Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, objetiva relatar a experiência da utilização dos jogos interativos durante o ensino remoto no ano de 2021. No planejamento e aplicação dos jogos, foram utilizadas as plataformas Wordwall e Jamboard para oportunizar a aplicação visando, consequentemente, à construção dos conhecimentos de forma colaborativa entre os alunos e às monitoras. O resultado do material aplicado foi avaliado pelos alunos por meio do formulário do Google Formulários ao final de cada monitoria, apontando um feedback positivo dos alunos. Através dos resultados obtidos nos formulários, constatou-se que os jogos auxiliam no processo de ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais por proporcionar a interação e a contextualização dos sinais nas monitorias realizadas durante o período do ensino remoto.

Downloads

Publicado

19-06-2023

Edição

Seção

Apresentação Oral - Educação e Ciências Sociais