Intolerância religiosa nas mídias sociais digitais: uma Sequência Didática baseada nas Metodologias Ativas com uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Autores

  • G.G.Alves
  • A.O. Martins

Resumo

A incorporação intensa das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação(TDIC) no cotidiano dos indivíduos tem promovido alterações substanciais na cultura. Neste contexto, é importante que a escola incorpore tais recursos em suas práticas pedagógicas, percebendo-os como ferramentas potencializadoras do processo de ensino-aprendizagem, bem como promova a reflexão crítica sobre seus efeitos sociais. O presente trabalho, de abordagem qualitativa, é o recorte de uma pesquisa em andamento, que busca promover uma discussão sobre a intolerância religiosa nas mídias sociais digitais, utilizando-se destas tecnologias ao mesmo tempo em que reflete sobre elas. O objetivo é analisar as contribuições de uma Sequência Didática (SD) para o Ensino Médio, baseada nas metodologias ativas articuladas às TDIC. Os dados serão coletados por meio de questionários, observação participante e atividades desenvolvidas pelos estudantes. Espera-se promover o protagonismo dos estudantes na construção do seu saber e contribuir para o desenvolvimento de cidadania digital e práticas dialógicas.

Downloads

Publicado

19-06-2023

Edição

Seção

Apresentação Oral - Educação e Ciências Sociais