SIGNIFICADO E COMPREENSÃO DAS MEDIDAS DE POSIÇÃO CENTRAL

Autores

  • Paulo Jorge Magalhães Teixeira

Palavras-chave:

Estatística. Educação Matemática. Formação de Professores de Matemática. Conhecimento Matemático para o Ensino. Currículos de Matemática.

Resumo

Este minicurso tem como objetivos propor, refletir, desenvolver e discutir alternativas para a prática docente em relação à preparação, exploração e resolução de problemas de Estatística relacionados com as medidas de tendência central de modo a favorecer a apropriação de significados da média aritmética com alunos da Educação Básica. Entendemos que devam ser estimuladas atividades que permitam aos alunos e professores estarem conscientes da complexidade dos conceitos estatísticos, inclusive aqueles considerados “elementares”, como é o caso das medidas de tendência central, cujo significado deve-se construir progressivamente. Propomos situações que permitem desenvolver de modo estruturado o pensamento estatístico. Inicialmente apresentaremos situações simples para explorar diferentes significados e representações relacionadas com a média aritmética, por exemplo.

Downloads

Publicado

04-11-2013

Edição

Seção

Minicursos