A INICIAÇÃO AO PENSAMENTO PROBABILÍSTICO POR INTERMÉDIO DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS DE GUY BROUSSEAU
Autores
Edmar Luiz Gomes Júnior
Welessandra Benfica
Palavras-chave:
Pensamento Probabilístico. Teoria das Situações Didáticas. Didática.
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar e entender o desenvolvimento do pensamento probabilístico em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da região metropolitana de Belo Horizonte por intermédio da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. A presente pesquisa partiu de uma perspectiva descritiva, e posteriormente de uma análise quantitativa e qualitativa dos dados coletados. Foi elaborada uma série de atividades, a fim de promover o interesse dos alunos pelas probabilidades, sendo elas: uma Atividade Diagnóstica relativa à razão como princípio da elaboração conceitual sobre probabilidade, quatro atividades, planejadas respeitando as etapas propostas pela Teoria das Situações Didáticas e um questionário final do qual inferimos sucesso da Teoria na iniciação ao pensamento probabilístico. Tais resultados estabeleceram um campo fértil para o debate além de abrir portas para novas descobertas, possibilidades e hipóteses não relacionadas na pesquisa.