EDUCAÇÃO E POBREZA: UMA ABORDAGEM MATEMÁTICA ESTIMADA PELO MODELO LOGÍSTICO
Autores
Simone Souto da Silva Oliveira
Palavras-chave:
Educação. Pobreza. Regressões logísticas. Renda.
Resumo
O objetivo deste trabalho é revelar evidências empíricas estatisticamente sólidas mostradas pelo p-valor, que é o maior nível de significância que rejeita a hipótese de que a variável Educação é, dentre as variáveis mais citadas pela literatura, àquela que apresenta elevado poder explicativo para que um indivíduo pobre, no Brasil, ultrapasse sua linha de pobreza, completando uma transição de renda. O estudo utiliza como fonte primária de dados, a PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – realizada anualmente pelo IBGE, (exceto nos anos censitários) pela sua abrangência nacional e pelo fato de oferecer a mais completa e exaustiva investigação das características da população brasileira. O presente trabalho busca também fomentar o interesse no conteúdo Regressões Logísticas entre profissionais da área de Educação Matemática e de licenciandos.