INTERPRETAÇÃO GEOMÉTRICA DE SISTEMAS LINEARES: PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O USO DE APLICATIVOS EM TABLETS
Autores
Gilmara Teixeira Barcelos
Silvia Cristina Freitas Batista
Palavras-chave:
Sistemas Lineares. Tablets. Formação de Professores.
Resumo
Na atual sociedade, iniciativas direcionadas à formação de professores visando à integração de tecnologias digitais ao contexto escolar são fundamentais. Nessa perspectiva, foi promovido um estudo de caso na Licenciatura em Matemática de uma instituição federal, envolvendo o uso de aplicativos em tablets no estudo de sistemas lineares. Este artigo tem por objetivo discutir a visão dos licenciandos em Matemática sobre os plotadores gráficos dos aplicativos considerados, quando utilizados na interpretação geométrica de sistemas lineares 2x2. Para tanto, inicialmente, é abordado o uso pedagógico de tablets. A seguir, são descritos os procedimentos metodológicos adotados no estudo de caso. Finalizando, são caracterizados os aplicativos utilizados e discutidos os resultados obtidos com o uso dos plotadores gráficos deles. Foi possível verificar que, na visão dos participantes, o uso dos aplicativos contribuiu para a atividade pedagógica promovida, mas, características específicas influenciaram na facilidade de uso de cada plotador.