A construção da argumentação no ensino médio: um trabalho técnico e retórico

Autores

  • Helia Coelho Mello Cunha

Resumo

No Ensino Médio, o ensino da elaboração de textos dissertativos continua sendo uma preocupação para os professores de Língua Portuguesa e muitos recorrem a técnicas artificiais de organização de texto, que não levam o aluno a refletir e desenvolver um posicionamento crítico sobre temas atuais. O objetivo deste minicurso é propor sugestões de abordagem deste tipo textual em sala de aula. O estudo da Retórica mostra-se eficiente neste processo, proporcionando ao professor condições de ensinar o seu aluno a ler textos desta natureza e, consequentemente, realizar, com mais eficiência, a persuasão pela palavra escrita através do planejamento de texto (delimitação de tema, problema, hipóteses, tese) e escolha de argumentos e recursos retóricos dirigidos a determinados auditórios.

Biografia do Autor

  • Helia Coelho Mello Cunha
    Mestre em Cognição e Linguagem, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Downloads