Gramática normativa: mecanismos contributivos para seu ensino

Autores

  • Arthur Rezende da Silva

Resumo

O presente artigo traçou como objetivo primordial colaborar com as modernas tendências linguísticas que almejam mudanças na aplicabilidade da gramática normativa, tornando-a, assim, mais contextualizada ao cotidiano lingüístico do educando. Para concretizar e subsidiar este trabalho, que é estritamente bibliográfico, foram consultadas diversas obras de especialistas como: Travaglia, Maria Helena da Moura Neves, Marcos Bagno, José Carlos de Azeredo, Willian Cereja, Maria Teresa Gonçalves Pereira, dentre outros. Por meio de análises de questões de provas de concurso público, constatou-se que tais certames tendem a cobrar questões baseadas nos seguintes “mecanismos”: gramática contextualizada, gramática de uso e reflexiva. Porém a escola, na maioria das vezes, não prioriza um ensino baseado em tais mecanismos.

Biografia do Autor

  • Arthur Rezende da Silva
    Pós-graduando em Literatura, Memória Cultural e Sociedade pelo Instituto Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes, RJ. (IFF – Campos –Centro)

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