SOBRE AS IMAGENS DO BARROCO EM UM BICHO DA TERRA

Autores

  • Viviane Vasconcelos

Palavras-chave:

Barroco, pintura, história

Resumo

No romance Um Bicho da Terra, a escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís recria a trajetória de Uriel da Costa ou Gabriel da Costa, personagem importante do século XVII português. Dentro da narrativa formam-se inúmeras outras, levando o leitor a percorrer um caminho de instabilidade. A fragilidade da história é exposta ainda no início do primeiro capítulo na afirmação: “O Porto, no século XVII, eu não sei como era”. A imagem de Uriel da Costa que vem a se desenvolver ao longo da obra é marcada pela fugacidade, pela mobilidade e pela busca. Este artigo propõe como a narrativa pode ser lida a partir de imagens do século XVII, a começar pelo quadro Filósofo em Meditação, pintado por Rembrandt, em 1632, e estampado na capa do romance de Bessa-Luís, e como essas imagens representam um olhar repleto de elementos característicos do período.

Biografia do Autor

  • Viviane Vasconcelos
    Universidade Federal Fluminense.

Downloads