COMO OS RIZOMAS SÃO ENTRADAS NA CANÇÃO “AQUARELA”?

Autores

  • Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral .
  • Raquel Veggi Moreira .

Palavras-chave:

Palavras-chave, rizomas, intertextualidade, atualização, conexão, multiplicidade.

Resumo

No presente artigo, objetivamos analisar a canção Aquarela, articulando-a em várias situações nas quais os rizomas surgem como entradas, identificando-os e observando as articulações passíveis de relação com o eixo teórico debatido, passando pelas noções de atualização do texto e intertextualidade, atendo-nos a dois princípios dos rizomas: conexão e multiplicidade. Empregamos metodologia qualitativa com pesquisa bibliográfica em autores como Roland Barthes, Gilles Deleuze, FélixGuattari e Pierre Lévy, baseada em pesquisa exploratória, quanto ao objeto – análise da canção Aquarela, de Vinícius de Moraes e Toquinho. Concluímos que os rizomas representam múltiplas entradas, ricas e amplas janelas do texto com ele próprio e com outros textos, realçando a importância da subjetividade do leitor, que se torna coautor nas suas atualizações, criando e recriando o texto: reinventando-o.

Biografia do Autor

  • Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral, .
    .
  • Raquel Veggi Moreira, .
    .

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Publicado

26-09-2017