Cinema e Literatura: filme “Django Livre”, de Quentin Tarantino, como proposta de aprendizagem do Romantismo

Autores

  • Rozana Quintanilha Gomes Souza
  • Elane Kreile Manhães

Palavras-chave:

Ensino de Literatura, cinema, linguagens.

Resumo

O presente trabalho é pautado numa experiência em sala de aula utilizando a arte do cinema como estratégia de ensino de Literatura. Dessa forma, pretendeu-se aproximar o movimento literário romântico do século XVIII do aluno do mundo contemporâneo e revelar que a narrativa romântica, aparentemente, na visão dos alunos, ultrapassada, na verdade continua atual e atraente. Essa metodologia partiu da percepção da falta de interesse pelas leituras de clássicos da literatura romântica por parte dos alunos, por as julgarem anacrônicas aos costumes da geração atual. Nesse sentido, foram propostas a leitura do livro e a apresentação do filme “Django Livre” para, em seguida, estabelecer entre essas duas linguagens, um paralelo que revelou uma proximidade e uma identificação com a temática, resultando na aprendizagem das características, dos conceitos e do contexto histórico do estilo romântico literário. Com isso, o cinema, nessa experiência, foi o veículo mediador da aprendizagem por meio da aproximação entre gerações.

Downloads

Publicado

26-09-2017