O que desejamos formar: Leitores ou Ledores?

Autores

  • Milene Vargas da Silva Batista

Palavras-chave:

Leitura, compreensão, entrelinhas.

Resumo

Este trabalho buscou investigar o motivo dos alunos estarem concluindo o ensino fundamental e apresentarem dificuldades de compreender o que estão lendo, muitas vezes apresentam uma leitura fluente, porém, a dificuldade de compreensão é muito significativa. Um ponto relevante do trabalho foi detectar que a dificuldade de compreensão está também ligada à falta de conhecimento prévio dos alunos sobre determinados assuntos trabalhados em sala de aula e seu contato fora do ambiente escolar com a leitura. Buscou-se então, estabelecer a distinção entre leitor e ledor. Ressaltando que o ledor prefigura aquele ser passivo, mobilizado, que pouco ou nada acrescenta ao ato de ler. Em contrapartida, o leitor é móvel e tem um olhar indefinido, criativo sobre o texto, este consegue ler em suas entrelinhas, desvelando seus sinais visuais e invisíveis. Como metodologia adotou-se o levantamento bibliográfico, embasado em estudiosos no processo de leiturização.

Downloads

Publicado

26-09-2017