Sentidos de “ensino de língua” no dizer do escritor: Análise discursiva de crônicas na perspectiva da História das Ideias Linguísticas
Palavras-chave:
História das Ideias Linguísticas, Gramatização, Análise do Discurso, Posição Discursiva.Resumo
O trabalho apresenta um breve quadro teórico da História das Ideias Linguísticas (Auroux/Orlandi), que verifica os efeitos históricos da instrumentalização linguística – aí compreendida, entre outros, a produção de gramáticas e dicionários - reelaborada a partir dos princípios da Análise do Discurso (Pêcheux/Orlandi), o que permitiu a reflexão sobre a questão da constituição dos sentidos e dos sujeitos na compreensão do processo de gramatização brasileira. Tal quadro sustenta o projeto de mestrado: “O discurso sobre variação linguística no ensino de língua materna: a abordagem nas crônicas e colunas da mídia online” em que se afirma que o dizer do escritor sobre o ensino de língua representa uma das formas de institucionalização do saber linguístico em circulação.Downloads
Publicado
26-09-2017
Edição
Seção
Comunicações