Criação de sites educacionais: uma experiência com licenciandos em Matemática
Palavras-chave:
Gerenciadores de conteúdo. Compartilhamento de Materiais. Matemática. .Resumo
A integração de tecnologias digitais ao contexto educacional pode potencializar a aprendizagem de Matemática, pois possibilita a realização de atividades que envolvem questionamentos e reflexões. Nesse contexto, considerando que o uso das tecnologias digitais pode expandir a relação entre professores e alunos para além da sala de aula, o presente trabalho tem por objetivo descrever e analisar a experimentação do Wix, um gerenciador de conteúdo on-line, gratuito, que possibilita o compartilhamento de materiais pedagógicos por meio de sites. Esse gerenciador foi apresentado e experimentado por vinte licenciandos em Matemática do 2º período, por meio de um minicurso, com duração de 3 horas. Visou-se, com o minicurso, que os licenciandos vivenciassem situações nas quais fossem criadores do seu próprio site, e não apenas usuários. O Wix possui diversas ferramentas para criação e customização de sites e estas não requerem conhecimentos de programação. Além disso, o gerenciador disponibiliza uma variedade de templates e possibilita a inclusão de mídias e applets GeoGebra. Ferramentas de criação de menus, inserção de imagens e vídeos, e disponibilização de applets, entre outras, foram experimentadas, com facilidade, pelos licenciandos. Em duplas, elaboraram sites com temas matemáticos. Ao final do minicurso, os licenciandos responderam a um questionário que objetivou captar a percepção sobre o uso do gerenciador. Destes, 95% consideraram importante que um professor tenha conhecimentos sobre ferramentas de criação de sites e todos consideraram que o uso de gerenciadores de conteúdo pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Foram destacados como pontos positivos a facilidade de uso do Wix, a apresentação clara e a possibilidade de aprender como criar um site. Como pontos negativos destacaram a lentidão da internet e a pequena carga horária do minicurso. De maneira geral, considera-se importante que licenciandos experimentem ferramentas que possam contribuir para a aprendizagem de Matemática.Downloads
Edição
Seção
Comunicações Orais