Levantamento dos processos intervenientes na concentração de material particulado no município de Campos dos Goytacazes/RJ
DOI:
https://doi.org/10.19180/2177-4560.v12n12018p57-88Palavras-chave:
Poluição atmosférica, Material particulado, Qualidade do arResumo
Foram analisados os dados de monitoramento do ar da região de Campos dos Goytacazes/RJ referentes aos anos de 2012, 2013 e 2015, a partir da coleta de valores de massa do material particulado suspenso, através dos amostradores de grande volume (Hi-Vol) do INEA – Instituto Estadual do Ambiente, e se discriminaram aqueles fatores consideravelmente influentes: fluxo de veículos automotores; incremento populacional; ocorrência de queimadas em canaviais; e ainda fatores climatológicos (índices de precipitações obtidos por meio do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia). Foi efetuado tratamento estatístico para observações de tendências e preenchimento de eventuais ausências de dados. Verificou-se que o regime de chuvas exerceu importante papel no assentamento do particulado em suspensão, estabelecendo uma razão inversamente proporcional. O aumento da população no município, associado ao aumento de veículos circulantes, significa maior quantidade de material particulado emitido e disperso pelo efeito de turbulência dos automóveis. Também foram alocados espacialmente os focos e períodos preferenciais de queimadas, percebendo-se que há influências sobre as concentrações de material particulado suspensos no ar. Notou-se ainda diferenças entre os valores encontrados entre os dois pontos de coleta, isso possivelmente devido às influências e peculiaridades locais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido ao Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro ao Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada no Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior à primeira publicação do artigo pelo Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).