Subsídios para Políticas Públicas e Gestão Integrada das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Una – RJ
DOI:
https://doi.org/10.19180/2177-4560.v14n12020p163-181Palavras-chave:
Gerenciamento de recursos hídricos, Monitoramento de qualidade de água, Gerenciamento integrado de bacias hidrográficasResumo
Considerando o atual cenário ambiental brasileiro, percebem-se aspectos e impactos negativos em relação à gestão dos recursos hídricos. Dito isso, sabendo-se do potencial da água como recurso estratégico para a humanidade, por manter a vida no planeta, esse recurso vital assume grande importância nas dimensões ambiental, econômica e social, e, para que se consiga atender às necessidades dessas dimensões de maneira adequada, é preciso pensar e gerenciar de forma sistêmica e integrada, incentivando a implementação de projetos promotores dos três pilares da sustentabilidade. Baseando-se em pesquisa documental e bibliográfica, buscou-se levantar bases científicas associadas ao gerenciamento integrado de bacias hidrográficas, de forma a analisar e disponibilizar subsídios teóricos refletidos em possíveis aplicações práticas para a gestão das águas da bacia do Rio Una, situada na Região Hidrográfica VI (RH-VI) do estado do Rio de Janeiro, possibilitando a interação entre diferentes setores da sociedade. A revisão aponta estratégias fundamentais para a manutenção da qualidade das águas da bacia e para sua integridade ecossistêmica, e caminhos para a implantação de políticas públicas voltadas à gestão integrada dos recursos hídricos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido ao Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro ao Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada no Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior à primeira publicação do artigo pelo Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).