Nanuque - MG: um inventário da sua geografia física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v14n22020p343-368

Palavras-chave:

Nanuque. Morfologia. Paisagens.

Resumo

Certamente que a Geografia é uma das ciências que contribuem para explicar o mundo em que vivemos. Dentro das suas diversas ramificações a Geografia possui pesquisas que ainda não foram na sua totalidade apropriada pela sociedade; entre essas ramificações está a geomorfologia. Se desejarmos uma educação ambiental de qualidade, que realmente faça o ser humano compreender que ele é parte de todo o ambiente é fundamental o conhecimento do território em sua totalidade. Isto significa conhecer as dinâmicas de origens externas e internas que juntas estão constantemente remodelando as paisagens. Este artigo pretende mostrar como a geomorfologia pode ser utilizada para uma educação ambiental local, sendo parte do ensino nas diversas áreas do conhecimento que utiliza o meio ambiente como tema principal ou transversal para crianças e jovens.

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Biografia do Autor

  • Sebastião Pinheiro Gonçalves de Cerqueira Neto, Instituto Federal da Bahia
    Doutor em Geografia, com ênfase em Análise Regional (UFS, 2009). Professor nos cursos técnicos e de especialização no IFBA, e Professor no Mestrado em Ciências e Tecnologias Ambientais IFBA/UFSB.
  • Leonardo Thompson da Silva, IFBA
    Instituto Federal da Bahia / Campus Porto Seguro Jeorge Luis Martins de Oliveira - Mestrando do PPGCTA UFSB/IFBA

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Publicado

27-12-2020

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Nanuque - MG: um inventário da sua geografia física. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 343–368, 2020. DOI: 10.19180/2177-4560.v14n22020p343-368. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/15337.. Acesso em: 22 dez. 2024.