Desenvolvimento de estufa artesanal para viabilização da aplicação da borra de café como matéria-prima para pequenas produções
DOI:
https://doi.org/10.19180/2177-4560.v18n22024p2-16Palavras-chave:
Materiais, Sustentabilidade, Reaproveitamento de Resíduos, Borra de CaféResumo
O presente artigo explora o desenvolvimento e aplicação de um material desenvolvido a partir da borra de café na produção de utensílios. O estudo propõe duas inovações: a transformação desse resíduo em utensílios e a criação de uma estufa artesanal para fabricar esses produtos em ambientes domésticos. A pesquisa baseia-se em um projeto mais amplo de graduação e utiliza métodos como revisão teórica, entrevistas e experimentação, para validar a viabilidade e eficácia das propostas. O estudo visa não apenas reaproveitar um resíduo frequentemente descartado, mas também promover a sustentabilidade e reduzir o desperdício nas residências, além de oferecer uma alternativa ecológica aos materiais convencionais. Com essa abordagem, o artigo propõe uma solução prática e inovadora, incentivando práticas mais conscientes entre a população.Downloads
Referências
AKATU. A borra do seu café pode ajudar o meio ambiente. Akatu, 2018. Disponível em: https://akatu.org.
br/dica/a-borra-do-seu-cafe-pode-ajudar-o-meio-ambiente/. Acesso em: 09 nov. 2022.
ARRUDA, R.D.P. Estudo das Potencialidades das borras de café para valorização agrícola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Alimentar) - Instituto Superior de Agronomia, Lisboa, 2006
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE CAFÉ – ABIC. Estatísticas: Indicadores da Indústria de Café 2021. ABIC, 2021. Disponível em: https://estatisticas.abic.com.br/estatisticas/indicadores-da-industria/indicadores-da-industriade-cafe-2021/. Acesso em: 26 out. 2022
BOMFIM, N.; FACCA, C. A.; LEBRÃO, S. G.; LEBRÃO, G. W.; MORAES, V. T.; MOURA, V. Reaproveitamento de Borra de Café em Design de Utensílios Usando Biocompósitos. In: 24º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (2022). Águas de Lindoia. Anais do 24º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais CBECiMat. São Paulo: ABC, ABM, ABPOL, 2022.
BRASIL. Ministério da Agricultura e Pecuária. Conheça a história do café no mundo e como o Brasil se tornou o maior produtor e exportador da bebida. Brasília, 2022
BRIONES CASTRO, Y.; CEPEDA SALAS, A. Desarrollo y diseño exploratorio de un textil biobasado en té, café y yerba mate. Base Diseño e Innovación, [S. l.], v. 7, n. 7, p. 107–122, 2022. DOI: 10.52611/bdi.num7.2022.807. Disponível em: https://revistas.udd.cl/index.php/BDI/article/view/807. Acesso em: 06 jan. 2023.
FERREIRA, A.B.S. Reaproveitamento da Borra de Café para a Produção de Utensílios de Mesa Posta. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2023
MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de Produtos Sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. 4 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.
MCDONOUGH, W.; BRAUNGART, M. Cradle to cradle: Remaking the way we make things. New York: Farrar, Straus and Giroux, 2002
MUKHERJEE, A. Generation of Activated Carbon from Spent Coffee Grounds: Process Optimization, Kinetics and CO2 Capture. 2022. Tese (Doutorado em Filosofia) – Departamento de Engenharia Química e Biológica, Universidade de Saskatchewan. Saskatoon, p. 307. 2022
NAGAY, J. H. C. Café no Brasil: dois séculos de história. Formação Econômica, Campinas, vol. 3, n. 1 (3), p. 1-86, 1999
PEREIRA, T. G. T. Compósitos produzidos com resina poliéster e fibras de eucalipto tratadas termicamente. 2016. 104 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Biomateriais) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.
PILATO, L. A.; MICHNO, M. J. Advanced Composite Materials. Berlin, German. Springer Verlag. 1994.
SANTOS, D. Estudo termo-hídrico e caracterização mecânica de compósitos de matriz polimérica reforçados com fibra vegetal: Simulação 3D e experimentação. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia de Processos) – Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, p. 172. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Beatriz Sobral Ferreira, Thamyres Oliveira Clementino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido ao Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro ao Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada no Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior à primeira publicação do artigo pelo Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).