Ocupações irregulares em Áreas de Preservação Permanente: um estudo de caso no município de Campos dos Goytacazes, RJ

Autores/as

  • Frank Pavan de Souza

Palabras clave:

Áreas de Preservação Permanente. Gestão Ambiental. Desenvolvimento Econômico. Regularização Fundiária.

Resumen

As Áreas de Preservação Permanente (APPs) são constantemente ocupadas de modo irregular pela população, seja para estabelecimento de moradia, seja para desenvolvimento de atividades econômicas empresariais. No município de Campos dos Goytacazes-RJ, essas áreas têm sido ocupadas frequentemente desde quando os produtores de usinas sucroalcooleiras passaram a utilizar terras de propriedade do Estado para cultivar a cana-de-açúcar necessária à produção de álcool, melado e açúcar. Este artigo apresenta aspectos do desenvolvimento econômico do município, relata o histórico da evolução urbana com as ocupações dos espaços públicos, e ainda apresenta discussão acerca da regularização fundiária em Áreas de Preservação Permanente.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Frank Pavan de Souza
    Mestre em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, Brasil, onde atua como Professor e Pesquisador. Especialista em Direito Ambiental pela Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil. Graduado em Direito pelo Centro Universitário do Espírito Santo, UNESC, Brasil.

Número

Sección

Artigos originais

Cómo citar

Ocupações irregulares em Áreas de Preservação Permanente: um estudo de caso no município de Campos dos Goytacazes, RJ. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 37–56, 2011. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20100002.. Acesso em: 21 nov. 2024.