Diagnóstico da Qualidade de Água de Abastecimento na Localidade de Santa Cruz, em Campos dos Goytacazes – RJ
Palavras-chave:
Qualidade de água. Saneamento. Educação ambiental. Santa Cruz.Resumo
O saneamento básico compreende diversos serviços essenciais à manutenção da saúde e do bem-estar das pessoas. As populações que dispõem de um abastecimento de água adequado, coleta e tratamento de esgotos, destinação correta do lixo, entre outros serviços, são protegidas de doenças e têm acesso a um conforto mínimo para viver de forma segura. Apesar da importância desses serviços, a ponto de serem caracterizados como “básicos”, muitas populações, seja no âmbito nacional ou mundial, sofrem pela carência ou completa falta de saneamento, vivendo sem ter acesso à água de qualidade, tendo seus dejetos lançados a céu aberto e despejando seu lixo em local impróprio, causando impactos tanto para sua saúde, quanto para o meio ambiente. Este trabalho está sendo realizado na comunidade de Santa Cruz, em Campos dos Goytacazes (RJ), tendo como objetivo realizar um levantamento sobre a realidade sanitária local, especialmente sobre a qualidade da água fornecida à população. Durante as visitas à comunidade, foram entrevistados 100 moradores com o auxílio de um questionário, e entre os dados encontrados, destaca-se que 22% dos moradores entrevistados consomem a água que chega até seus domicílios sem realizar nenhum tipo de tratamento, 47% consideram a água de abastecimento como sendo de má qualidade e 7% não possuem caixa-d’água no domicílio. Após as entrevistas, foram realizadas análises bacteriológicas e físico-químicas de água coletada em quinze pontos da comunidade. Os resultados das análises indicaram que a água coletada estava fora dos padrões de potabilidade, e, portanto, imprópria para consumo humano.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido ao Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro ao Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada no Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior à primeira publicação do artigo pelo Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).