Patrimônio, memória e identidade: práticas de ensino e extensão no IFNMG campus Araçuaí
DOI:
https://doi.org/10.19180/2447-8180.v4n12020p185-196Palavras-chave:
patrimˆonio, objetos biográficos, memóriaResumo
O projeto Educação Patrimonial: Memória e Identidade, realizado no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), campus Araçuaí, desenvolvido nos anos de 2017/2018, nasceu da necessidade de debater a preservação do patrimônio escolar com os estudantes. No entanto, na prática, a metodologia adotada criou um espaço para trocas de experiências para além dos bancos escolares. Através de objetos biográfcos, apresentamos a possibilidade de discutir conceitos como patrimônio, história e memória, partindo de vivências comuns e relações familiares. Como resultado, foram estabelecidas uma parceria entre a Instituição e a Secretaria de Desenvolvimento Social da cidade, uma ocina com os professores da rede pública local e ações sobre educação patrimonial com todas as turmas de ensino médio integrado do IFNMG, campus Araçuaí.Publicado
16-09-2020
Edição
Seção
Relato de experiência