Construção de aviário móvel para criação de galinhas caipiras no nordeste goiano

Autores

  • Rogério de Carvalho Veloso Instituto Federal Goiano
  • Tainara Barbosa de Andrade Rezende Instituto Federal Goiano
  • Danilo Gomes de Oliveira Instituto Federal Goiano

DOI:

https://doi.org/10.19180/2447-8180.v6n2023p128-138

Palavras-chave:

avicultura, desenvolvimento rural, produção, sustentabilidade, tecnologia

Resumo

Os aviários móveis são instalações que têm merecido destaque, pois são construídos com materiais reaproveitados e são deslocados à medida que a vegetação é consumida na área onde estão implantados, de modo que as aves explorem locais diferenciados. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um sistema para a produção de galinha caipira sustentável, em uma propriedade rural, com a utilização de métodos alternativos de construção dos aviários móveis com reaproveitamento de materiais. A construção do aviário teve o intuito de levar o conhecimento para a comunidade local, despertando neles o interesse em implantar o sistema em suas propriedades e de estarem disseminando o método de produção de baixo custo, mostrando os resultados e a eficácia do sistema. Os frangos produzidos serão direcionados à alimentação da própria família e geração de renda.

Biografia do Autor

  • Rogério de Carvalho Veloso, Instituto Federal Goiano
    Doutor em Zootecnia (2012-2016) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor no Instituto Federal Goiano Campus Posse/GO – Brasil. E-mail: rogerio.veloso@ifgoiano.edu.br.
  • Tainara Barbosa de Andrade Rezende, Instituto Federal Goiano
    Discente do Curso Técnico em Agropecuária no Instituto Federal Goiano Campus Posse/GO – Brasil. E-mail: tcastelamare2.0@outlook.com.
  • Danilo Gomes de Oliveira, Instituto Federal Goiano
    Mestre em Engenharia Agrícola (Engenharia de Sistemas Agroindustriais) pela Universidade Estadual de Goiás. Professor EBTT no Instituto Federal Goiano Campus Posse/GO – Brasil. E-mail: danilo.gomes@ifgoiano.edu.br.

Downloads

Publicado

12-05-2023

Edição

Seção

Relato de experiência