Extensão universitária no Norte Fluminense: uma proposta para o entendimento do tempo e do clima
DOI:
https://doi.org/10.19180/2447-8180.v5n2021p137-147Palavras-chave:
Educação., Comunicação, Meio ambiente, Meteorologia, Mudanças Climáticas.Resumo
Este artigo descreve as atividades realizadas pelo projeto “Tempo” de Aprender em “Clima” de Ensinar desenvolvido no Laboratório de Meteorologia - LAMET/UENF. O projeto se desenvolve em duas vertentes, uma que envolve a parceria com escolas e outra na qual se prioriza a disseminação de informações relacionadas com a atmosfera, (tempo e clima). A primeira vertente envolve a instalação de uma estação meteorológica em escola parceira ou a visita guiada de alunos e professores às estações meteorológicas e ao parque de energias renováveis do LAMET. A segunda vertente se encarrega de levar aos professores, alunos e ao público em geral, notícias e matérias sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo relacionadas a ocorrência de fenômenos meteorológicos significativos ou impactos das variações do tempo e do clima. O uso das mídias sociais e a distribuição de um informativo, garantem a consecução deste objetivo do projeto. Como conclusão, pode-se destacar que o público-alvo está ávido por este tipo de ação e de informação especializada, desde que seja atual, de qualidade e com linguagem acessível. Para tanto, este projeto tenta garantir que o estudo das ciências atmosféricas, embora complexo, torne-se uma ciência acessível a todos.Downloads
Publicado
15-10-2021
Edição
Seção
Relato de experiência