Difusão de conceitos da Física Moderna através da plataforma Moodle: O que é realmente Quântico do ponto de vista científico?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/2447-8180.v6n2023p36-46

Palavras-chave:

Física Moderna, Quantum, Pseudociências, Divulgação científica, Complementariedade

Resumo

Neste trabalho, trataremos do relato de experiência da iniciativa desenvolvida entre os meses de julho e setembro de 2020. A iniciativa consistiu na oferta de curso livre na modalidade EaD. O curso foi ofertado abertamente ao público em geral e contou com mais de 300 inscritos dos diversos níveis de formação. A proposta do curso surgiu naquele contexto de discussão sobre a relevância da ciência acerca do enfrentamento da covid-19 e do crescente uso do termo Quântico em pseudociências e abordagens inadequadas e incorretas. Os fenômenos reconhecidos a partir de 1900 são fenômenos cuja abordagem passa a considerar seus níveis de energia não mais contínuos, mas discretos, ou seja, em valores definidos, de onde vem a origem do termo Quantum e de onde deriva a palavra Quântico. A grande revolução trazida por esses fenômenos e o grande paradigma constituído transformou a física e a tecnologia. No entanto, lamentavelmente, vem atualmente recebendo usos incorretos e associações indevidas. Portanto, a proposta da oferta do curso veio como apoio a essa necessidade de divulgação científica em nossa região. Neste trabalho, vamos descrever a proposta desse curso e discutir resultados obtidos analisando o perfil dos cursistas e suas opiniões.

Biografia do Autor

  • Milton Baptista Filho, Instituto Federal Fluminense
    Doutor em Ciências Naturais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professor no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física do polo IFFluminense – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: mfilho@iff.edu.br.
  • Leandro Carvalho Pinto Filho, Instituto Federal Fluminense
    Aluno de Licenciatura em Ciências da Natureza no IFFluminense – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: leandrocpfilho@gmail.com.

Downloads

Publicado

12-05-2023

Edição

Seção

Relato de experiência