Literature-se: intervenção literária e ações da Academia de Letras do IFF Campus Itaperuna

Autores

  • Giselda Maria Dutra Bandoli Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.19180/2447-8180.v6n2023p47-58

Palavras-chave:

Literatura, Intervenção literária, Academia de Letras em contexto escolar, Democratização da leitura e escrita

Resumo

A leitura e a escrita ocupam lugar decisivo na sociedade em que vivemos: estamos inseridos na cultura letrada, o que nos impõe a necessidade de perseguirmos uma pedagogia que insira os alunos no universo do ler e do escrever, fazendo valer o direito inalienável de todos terem acesso aos bens culturais, entre os quais está a literatura. Assim, este trabalho apresenta o projeto Literature-se, desenvolvido no Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna, em 2020 e 2021. Objetivou-se trabalhar na perspectiva do letramento literário, propondo à comunidade escolar a realização de ações variadas de intervenção literária, em parceria com a Academia de Letras do IFF Campus Itaperuna, por isso buscou a democratização da leitura. Resultados apontam positivamente para a formação de círculo de leitores reflexivos e escritores comprometidos com a realidade sócio-histórica em que vivem. Metodologicamente, o projeto se ancorou em pesquisas e em autores que buscam aplicar o conceito de letramento no ensino de literatura, além daqueles que defendem a importância do ato de ler. Assim, Barbosa (2011), Candido (2009), Cosson (2018) e Freire (1989), dentre outros, oferecem suporte teórico às nossas argumentações.

Biografia do Autor

  • Giselda Maria Dutra Bandoli, Instituto Federal Fluminense
    Mestra em Cognição e Linguagem (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro/UENF). Professora no Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna/RJ – Brasil. E-mail: giseldabandoli@gmail.com.

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Publicado

12-05-2023

Edição

Seção

Relato de experiência