Experiência de Qualificação Profissional em tempos de Pandemia – Formação Inicial em articulação com a Educação de Jovens e Adultos da rede Municipal de Campos dos Goytacazes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/2447-8180.v6n2023p59-69

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Qualificação Profissional, Educação Profissional, Política Pública

Resumo

Compartilhamos a experiência do Instituto Federal Fluminense (IFF) de adaptação das ações de articulação entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a Educação Profissional (parceria IFF e Secretaria Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes) para a superação do distanciamento social imposto pela Pandemia de covid-19. O trabalho esteve voltado para a construção de estratégias para a apropriação tecnológica de estudantes, construindo um novo formato de curso para Qualificação Profissional, para o uso de mídias digitais e sociais orientado à ação empreendedora. Diante do desafio de superar as dificuldades de acesso do público da EJA ao uso das tecnologias, o convênio entre o município e o IFF possibilitou o trabalho de uma equipe multidisciplinar, multicampi, interinstitucional para encontrar soluções no campo pedagógico, oferecendo aos estudantes alternativas através da inovação tecnológica no processo formativo. Tomamos como ponto de partida a premissa de que a inovação na educação está além dos recursos disponíveis, está nas novas possibilidades de uso das ferramentas, está em entender o fenômeno educativo, seus significados e a diversidade de interações possíveis. Os objetos de aprendizagem produzidos foram disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do IFF (Moodle), articulando as atividades de tutoria para a mobilização das turmas. Todos os materiais e atividades foram disponibilizados para navegador de internet e aplicativo de smartphone. Durante a sua realização, o curso contou com a participação de onze colaboradores da prefeitura de Campos dos Goytacazes (para as atividades de tutoria) e doze colaboradores do Instituto Federal Fluminense (equipe pedagógica e professores das áreas técnicas). Em um primeiro momento foram recebidas trezentas inscrições de interesse, com um efetivo de cento e trinta e cinco estudantes cursistas.

Biografia do Autor

  • Saionara Rosa Cruz, Instituto Federal Fluminense
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política na Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF. Diretora de Políticas da Educação na Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal Fluminense – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: saionara@iff.edu.br.
  • Heise Cristine Aires Âreas, Instituto Federal Fluminense
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política na Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF. Assessora pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal Fluminense – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: heiseaires@gmail.com.
  • Breno Fabrício Terra Azevedo, Instituto Federal Fluminense
    Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: brenoter@gmail.com.

Downloads

Publicado

12-05-2023

Edição

Seção

Relato de experiência