Resgate de hortaliças não convencionais e sua utilização na alimentação escolar
DOI:
https://doi.org/10.19180/2447-8180.v5n2021p166-178Palabras clave:
Hortaliças tradicionais, Troca de saberes, AlimentaçãoResumen
A constante e farta disponibilidade de hortaliças convencionais, tais como cenoura, tomate, alface, batata, etc, em diversos mercados favoreceram a aquisição e o consumo habitual dessas pelos brasileiros. Isso, aliado ao processo de globalização, que resultou no crescente uso de alimentos industrializados e na introdução das redes de fast-food, proporcionou mudanças profundas nos hábitos alimentares da população. Com isso, o consumidor ganhou em constância no fornecimento de determinadas espécies vegetais produzidas em larga escala, porém, houveram mudanças significativas no padrão alimentar e perdas de características culturais na alimentação também foram esquecidas ao longo do tempo. Dessa forma, o presente trabalho teve por objetivo resgatar a utilização de hortaliças não convencionais na alimentação dos estudantes do Instituto Federal Fluminense – Campus Avançado Cambuci, utilizando-se, a priori, algumas hortaliças de fácil preparo. Para a avaliação destas hortaliças foi aplicado um questionário aos alunos como forma de validação de seu uso na alimentação. Como resultado o projeto possibilitou a troca de saberes entre as partes participantes e em alguns casos houve boa aceitação em relação as hortaliças servidas.Descargas
Publicado
15-10-2021
Número
Sección
Relato de experiência