Conscientização ecológica por meio de games envolvendo o patrimônio natural de Quissamã
Autores
Luiz Cesar Ali Novaes Faria
Daniel Vasconcelos Corrêa da Silva
Renato Gomes Sobral Barcellos
Marcia dos Santos Rezende
Bianca da Silva Longhi
Anelise Tietz
Resumo
Este artigo é o relato de experiência do projeto “Conscientização ecológica por meio de games envolvendo o patrimônio natural de Quissamã”, sob coordenação dos professores Luiz Cesar Faria e Daniel Vasconcelos. O projeto, objeto deste artigo, conquistou Menção de Destaque no III Encontro de Extensão por mérito das suas realizações em 2015, junto a outro projeto intitulado “Jogos como mídia na educação patrimonial”. Os dois projetos fazem parte de um conjunto de iniciativas do Laboratório de Computação Física (LCF), Núcleo de Pesquisa do Instituto Federal Fluminense reconhecido pelo CNPq. Os projetos propõem estimular nos jovens, em especial os quissamaenses, uma postura de conscientização na preservação do patrimônio da cidade, utilizando as tecnologias digitais como jogos de celular e computador para viabilizar o processo educativo e pedagógico. Esta iniciativa dá continuidade à ação de educação patrimonial mais ampla, fruto da parceria entre o IFFluminense e o IPHAN-RJ. O objetivo deste projeto foi desenvolver e disponibilizar jogos eletrônicos, apresentando a temática da preservação ambiental ou expondo o patrimônio natural, como meio de chamar a atenção do público jovem para a importância de se reconhecer, admirar, conservar e recuperar os patrimônios naturais de Quissamã. Este projeto teve como público envolvido 4.400 indivíduos matriculados no Ensino Fundamental e Médio do Município de Quissamã e foi realizado por alunos bolsistas e voluntários do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio do IFF campus Quissamã. O projeto despertou grande interesse nos alunos que desenvolveram as ações e cuja dedicação possibilitou os resultados alcançados. A metodologia utilizada baseou-se em reuniões semanais com desenvolvimento iterativo incremental de múltiplos produtos, que alcançaram o público envolvido em feiras e eventos realizados na região demonstrando com sucesso a validade da proposta que encerram.